15.4.07

Toma essa, Brasil

Graças a um errão da Folha de São Paulo, eu imaginava que o Brasil iria adotar o exato padrão de tomadas dos Estados Unidos, o padrão B, que atualmente é mais reconhecido por ser o oficial dos computadores, como o seu: dois pinos chatos, um deles mais largo e o redondo embaixo. A tomada "oficial" do Brasil é o padrão C, dois phurinhos redondos, embora hajam milhares de tomadas padrão B instaladas na caruda por aí (como na cozinha da minha casa, por exemplo!...) Talvez o Brasil seja um dos países mais democráticos nesse aspecto! Isso sim é que é dominação cultural, Disney e Hollywood são phichinha...

Mãns, infelizmente não é esse tipo de tomadas, já consolidado... É um totalmente diferente, que fará os phabricantes de adaptadores ganharem uma grana boa nos próximos anos! O padrão é o IEC 60906-1 (nem tem nome oficial, ao contrário dos demais), parecido com padrão L, usado na Suíça, mas com dimensões ligeiramente diferentes. São três pinos redondos, posicionados em triângulo, e o de baixo é o terra. As tomadas terão um encaixe que não permitirá que se encoste nos pinos quando estes estiverem entrando em contato com a energia elétrica.
Esse padrão, por enquanto, será único do Brasil, embora o projeto seja voltado para toda a Europa (para países que usam 230V contra os nossos míseros 127 no máximo), e será adotado por aqui a partir de 2009, segundo a Wikipedia. Ou seja, se não adotamos a TV digital européia, pelo menos as tomadas deles a gente vai ter... Um ponto positivo é que pelo menos o aterramento se tornará obrigatório no Brasil, tornando as coisas um pouco mais seguras. Curiosamente não há previsão da adoção do IEC-60906-1 na Europa, onde as tomadas continuam a mesma Babel de sempre.

É, parece apenas um tópico de cultura inútil, mas isso vai mexer com as nossas vidas daqui a alguns anos! Como já cantava há mais de 20 anos atrás o Paralamas: "Se liga-á... Se liga-á..." É, a letra não é bem essa, mas é isso aí.

Nenhum comentário: