6.11.04

Sonhei com o Tarde Quente! É mole?!

E veja no post logo abaixo: chegam novos desenhos em Igor C. Barros Cartoons.

Eu gostaria de contar para vocês um sonho que eu tive hoje, na madrugada do dia 6 de novembro. É uma coisa de louco, como diria o protagonista. Eu posso contar, porquê não tem nada a ver com a minha intimidade, e sim, com pessoas que todo mundo conhece.
Antes de mais nada: eu não sonho em preto e branco, e nem em aspecto 16:9. Também nos meus sonhos não há bordas desfocadas, nada disso. Muito pelo contrário: em um dos meus sonhos, um personagem animado começou a cantar uma música que tinha legendas - e da Videolar!! Detalhe, não era "eu assistindo televisão", era aquilo mesmo na minha frente, só que de uma forma impessoal, onde eu não interferia em nada.

Bem, a mesma coisa aconteceu hoje. O que acontece é o seguinte: eu sonhei com o programa da RedeTV! Tarde Quente, apresentado por João Kleber. Isso mesmo.
O que aconteceu foi o seguinte: João começou o programa dizendo que o telespectador prestasse atenção no que ele iria ver logo em seguida. Um diálogo relativamente comum, onde o apresentador fica a poucos centímetros da câmera, normal. Tudo isso com uma tarja na minha frente, igual a da televisão, que eu só não consegui "ler" por não ter desviado o 'olhar' para ela.
No entanto, João Kleber, que estava de camiseta branca, passou logo em seguida a vestir terno, como ele faz no "Eu Vi na TV". Provavelmente deveria ter "entrado um VT" nessa hora. (Que sonho esquisito do caramba. Detalhe, eu estou ausente dele, por enquanto.)
Nesse "VT", João Kleber estava entrevistando um antigo colega de escola dele, uma pessoa com uns 50 anos, de barba e careca (na vida real, no entanto, JK tem menos de 50 anos de idade). Essa pessoa estava dizendo que queria se casar no programa dele (algo que nunca aconteceu e passa longe da proposta de ambos os programas).
João entrevistava ele, sentado atrás de uma mesa com uma estrutura metálica. Ele parecia estar 'enrolando' o entrevistado, mas de uma forma "muito menos eficiente" do que sabe fazer na vida real. Consigo ler a legenda na tela, que diz: "Colega de escola de João Kleber quer se casar no programa".
E agora vem o grande lance. Na estrutura metálica dessa mesa, a produção (não sei se possívelmente o Buiú, apesar de ele não ter aparecido nesse sonho) estava colocando garras metálicas eletrificadas (os "jacarés", daqueles que se ligam em bateria de carro) na mesa, para dar um choque no entrevistado! (Eu aposto que talvez escreveriam na tela: "João Kleber faz revelações chocantes", mas deixa pra lá...)

Mas alguma coisa dá errado. O entrevistado deixa cair o microfone sem fio no chão e percebe a brincadeira. João Kleber começa a rir compulsivamente. Ambos se levantam, e o 'colega de escola' começa a desferir vários socos nas costas de JK, que mesmo assim continua gargalhando e acaba encerrando o programa. "Boa noite, Brasil!" - aí metade da tela encolhe, aparece "Realização RedeTV! 2004", etc, etc. Tudo igualzinho à vida real, com a exceção de que essa entrevista aconteceu no cenário antigo do Eu Vi na TV, que foi extinto em 2003 (no local passaram a fazer o programa do Clodovil.)

Muito estranho, isso, porquê mesmo não conhecendo intimamente o apresentador, eu sei que ou ele iria sair correndo, ou ele iria até mesmo revidar uma agressão daquelas. Mas não para por aí.

Na verdade, JK teria encerrado o "programa" meia hora antes! E as imagens voltam para o estúdio do Tarde Quente, mas sem áudio. Nesse momento eu me vejo pela primeira vez no sonho, correndo para tentar pegar uma fita VHS para tentar gravar o que estava acontecendo. Não acho fita alguma, e volto para frente da TV, que há mais de 5 minutos está sem som! João Kleber conversa com a produção, e apesar de aparentar irritação está tranquilo, não se nota nenhum palavrão no que diz. Mas ele não fala para a câmera, é como se a gente estivesse assistindo o programa fora do ar.
De repente, entra uma pegadinha (como as do antigo Canal Aberto), mas com a tarja do Tarde Quente. Quem sabe profetizei o destino do programa (JK afirmou que um dia eles iriam voltar a fazer pegadinhas), mas o mais incrível é que as vítimas estavam com microfones sem fio "headset" na cabeça e outros de lapela, completamente visíveis, o que daria margem a especulações de que essas pegadinhas seriam fraudulentas. Na pegadinha eu só via mulheres lendo um texto ao lado do ator Luiz "Cancã", mas eu não entendia nada, porquê estava tudo sem som.

Porquê não havia som? Bem, eu desconfio que seja uma lembrança minha da primeira vez em que João Kleber, na vida real, saiu correndo para fora do estúdio durante o programa Canal Aberto, na fase séria ainda. Os telespectadores na ocasião ficaram quase 20 minutos só com música de fundo tocando. Atualmente JK faz isso quase em todos os programas. E o máximo que o Tarde Quente já fez com esse título foi exibir videocassetadas.

A RedeTV! continuava sem áudio quando veio uma surpresa maior ainda: uma entrevista com Roberto Gómez Bolaños, vestido como seu personagem Chapolin Colorado, para o programa Falando Francamente! Só que exibida no Tarde Quente. No GC, que passou a ser idêntico ao do extinto "FF", dizia: "Chapolin comenta programas do Chaves no Brasil." Apesar disso, todo o resto, como as janelas em perspectiva e o selo da emissora eram todos da RedeTV!.
(Lembrando que Bolaños nunca deu entrevista vestido de Chapolin, ele estava idêntico à fase mais recente, exibida no programa "Clube do Chaves". Foi uma montagem mal feita pela minha kabessa....) E aí eu acordei.

Gente, João Kleber tentando eletrocutar uma pessoa (de brincadeira, mas parecia que eram 110 volts pelo tamanho dos jacarés utilizados), sendo agredido, e depois a emissora passar mais 30 minutos de outros VTs sem áudio e sem ter nada a ver com o programa... O mais impressionante é que este sonho não está muito longe (me desculpem Amílcare e Marcelo, mas esta é a minha opinião como telespectador) do "padrão RedeTV! de qualidade". Ele poderia perfeitamente ter acontecido, à exceção de João Kleber ser entrevistador nos moldes do Jô Soares e revidar uma agressão com gargalhadas compulsivas.
Que coisa impressionante. Acho que foi a primeira vez que eu sonhei com um programa de televisão, e ainda por cima, de uma forma tão parecida com a realidade.

[EDIT: Em março de 2005 o Tarde Quente volta a exibir as pegadinhas, por problemas envolvendo o uso de atores em reconstituições do programa. JK incorreu num erro de mostrar um quadro feito com atores como se fosse um caso real, e isso deu especulação para que todos os outros quadros já mostrados - inclusive os do Canal Aberto - fossem completamente falsos. Além disso, uma reportagem da revista Contigo revelou que um suposto "travesti" que estava no programa era uma mulher - do sexo feminino - que contracenava com duas pessoas com as quais ela não conhecia, uma denúncia muito mais convincente do que as denúncias de Claudete Troiano em 2002. Tudo isso, mais supostos problemas de saúde do apresentador e a necessidade de fazer frequentes viagens ao exterior para apresentar o programa "Teste de Fidelidade" em Portugal fizeram as pegadinhas voltarem, com reprises de 1999 a 2004, mas ainda não parece provavel que novas pegadinhas venham a ser produzidas.]

Um comentário:

Igor C. Barros disse...

Engraçado, em 8 de novembro, segunda feira, o programa "Eu vi na TV" foi quase tão tumultuado quanto esse sonho, mas sem as risadas do apresentador desta vez.
No teste de fidelidade feminino o ator que fazia o teste passou mal no auge do mesmo, e no masculino a atriz foi agredida pela vítima. E no palco, as pessoas brigaram com a platéia, de uma forma que fez o Ratinho Livre poder se passar por um programa da TV Cultura. E muitos talvez desejaram que o governo repensasse a concessão dada a Amílcare e Marcelo...
Eu só sei de uma coisa: tudo bem, srs. críticos de televisão, tem coisas que eu assisto que vocês não gostam, mas quando rolou essas brigas eu mudei de canal, afinal os meus olhos não são penico.