15.9.07

Perguntas que ninguém sabe a resposta: os misteriosos lustres do século XX

Não perca o nosso vídeo nuevo no post anterior, é um vídeo em homenagem à situação atual dos países latino-americanos de língua portuguesa.

Vasculhando pela Internet em sites que não tem nada a ver, descubro que a empresa Amanco fabrica, em plástico, luminárias daquelas bem "básicas", que provavelmente você já deve ter visto em algum lugar. Na sua casa, na casa de algum parente, na igreja, em um posto de saúde, etc. Ou até em lugares mais nobres como a faculdade de direito do largo de São Francisco, eu me lembro, já vi passando de ônibus quando criança. E eram enormes, tinham lâmpadas de mercúrio! E se não são todas do mesmo tipo, com certeza tinha um de cada...
O que eu gostaria de saber é... daonde saíram esses formatos (com a exceção da esfera, óbvia demais, claro)? E quem os inventou, para que sejam fabricados por tantos fabricantes diferentes, em vidro e em plástico? Devem ser muitos, senão não haveriam desses lustres do Caburaí ao Chuí (já vi isso sendo vendido em Porto Alegre, onde inclusive haviam simpáticas versões menores, do tamanho de um pote de margarina).
Mas o mais curioso é que eu já vi, coincidentemente em dois consultórios médicos diferentes, dois conjuntos de porcelana onde os médicos guardavam algodão, pinças e outras ferramentas. Nunca me liguei em conjuntos de porcelana na minha vida, mas é que os "puxadores" das tampas tinham exatamente o mesmo formato de dois desses lustres (os dois mais largos da figura)! Ainda se fosse só de um, tudo bem, mas de dois já é coincidência demais! O que será que é isso? E será que o designer desses globos de vidro foi o verdadeiro inventor do Creative Commons?... Esta é mais uma pergunta que ninguém sabe la respuesta (mais um desafio ao Marcelo Duarte, quem sabe?!...) Igor C. Barros, direto ao presunto.

Nenhum comentário: