21.3.05

PRODUZA SENTAI!

Você tem uma câmera na mão? Boas idéias? Figurino e locações? Um monte de amigos com tempo livre? Quem sabe até algum equipamento de edição? Então produza sentai! Vamos! Produza sentai!
Sim, você está no ICBIT's mesmo! Porquê estou falando isso? Por um motivo muito simples. OS ESQUADRÕES JAPONESES VÃO ACABAR!!

Desde o primeiro Super Sentai, há 30 anos atrás, o Ohranger, os esquadrões japoneses conquistaram o Japão... e alguns deles também o Brasil, como Changeman e Flashman.
Mas tudo mudou com o surgimento dos Power Rangers, uma série norte-americana que "emprestava" o visual nipônico e distorcia todas as histórias e valores apregoados pelos primeiros, sem ter a mesma graça.
Talvez a graça de se ver um sentai era ver uma cultura, valores e um país diferente - a cultura dos EUA já é sabida de cor e salteado por todos nós que já vemos Seinfeld, Simpsons, E.R., Friends, Bob Esponja e todo o resto.
Os Power Rangers bloquearam para o resto do mundo os sentais originais, que só podiam ser vistos pelos japoneses - congestionando assim o mercado negro e a Internet.


Para desespero dos fãs dos seriados originais, "Power Rangers" começou a fazer sucesso até mesmo onde menos se esperava: no Japão, em sua versão dublada em japonês (dããã, em swahili!). Ainda que quem assistiu Zyuranger pudesse fazer comparações.

Mas o pior aconteceu. 2005 marca a despedida do gênero tal qual era conhecido. O Sentai que está no ar agora no Japão se chama Magiranger, e deve ser o último nos moldes tradicionais, porquê a partir de 2006, a Disney, que detêm os direitos dos Power Rangers, vai se associar a Toei Company, fazendo com que assim, os esquadrões norte-americanos (à lá PR) se tornem os super sentais originais para o Japão e para todo o resto do mundo.

Foram 30 anos e 29 sentais diferentes. Mas a Mardita, a DisGraçada, atacou até mesmo a Terra do Sol Nascente com seus desvalorizadaços dólares (que vale muito menos que o Euro) e virou uma página na história da produção japonesa contemporânea.

As gravações do sentai de 2006 serão na Nova Zelândia, onde já eram feitas algumas gravações dos Power Rangers.

O gênero Super Sentai não existe mais. Agora é de quem pegar. Por isso, meu amigo, minha amiga, faça como os Blast Rangers. Produza seu próprio super sentai. O mundo vai te agradecer!

Nenhum comentário: