25.5.07

Star Wars, 30 anos.

Em 25 de maio de 1977 estreava, nos EUA, o primeiro filme Guerra nas Estrelas, ou para os mais puristas, Sala de Estar Oárs - Auê no Cér ou Peleia no Firmamento, em outros locales do Brasir. (Curiosamente, do mesmo ano é o filme Os Embalos de Sábado a Noite, pra vocês terem uma idéia de quando esse filme foi feito! Ah, Chaves e Chapolin estavam firmes e fortes, no México...)

Não sou fã assim exatamente de carteirinha, mas o que esse filme causou e o que ele influenciou se refletiu em um negócio que aconteceu comigo, em 1996 eu comprei uma revista Mad em inglês, especial sobre esse tema (sei lá onde anda hoje, inphelismente.) O idioma escrito eu entendo, e muito melhor do que o falado, infelizmente. De resto, acho que entendi mais de 90% das piadas com referências ao filme, mesmo só tendo assistido "A Ameaça Fantasma", no cinema, anos depois. Os três anteriores, bem "ampassã" em vídeo e pela televisão - sim, esses filmes um dia já passaram na Globo! Falando em "ampassã", acreditem, já cometi o pecado supremo de misturar Star Wars com Star Trek...

O G1 fez uma série de matérias sobre o tema. Eles só esqueceram do mais inesperado: as músicas. E não estou falando dos temas compostos por John Williams!!

Y-O-D-A... Y-O-D-A... (cante ao som do Village People)
É provável que, em matéria de histórias que viram músicas, só as Escrituras Sagradas inspirem mais músicas do que a saga de Star Wars! Isso faz parte do gênero filk, que são músicas de diversos gêneros (principalmente os que não tem nada a ver com as baghassas, como o folk) que versam sobre ficção científica, computadores, etc. - e entre esses temas, é claro, está Star Wars.
É provavel que Gilberto Gil tenha feito um filk brasileiro, a música "Pela Internet". Um dos expoentes do filk, não sei se acidentalmente ou de propósito, é Weird Al Yankovic, cantor especializado em paródias de trocentas músicas, desde 1976. Ele, inclusive, tem uma curiosidade: seus CDs são muito bem vendidos, embora ele disponibilize todas as faixas em
mp3 no seu site. E o que é pior, nos Megauploads da vida, como qualquer pessoa normal...
Eu, que sou dublê de produtor musical, até tentaria alguma coisa nesse estilo, mas não manjo nada dos pormenores dessa série... além do mais, tenho outras prioridades no campo musical, como terminar o pseudo-álbum Zicky Zira É.

Uôômmmmm
Ah, mas tem mais uma coisa. Segundo uma entrevista do protagonista de "Star Wars Episódio 1",ele não poderia dizer como era feito o efeito especial do sabre de luz!
Não pode, mas não precisa. Com o advento da Internet e a prolipheração de alguns softwares de composição e efeitos visuais, um dos temas mais presentes em vídeo na Internet, antes mesmo de surgir o YouTube, são as lutas de "sabres de luz" genéricos! Já vi mais de 3 videomakers diferentes descobrirem sozinhos como fazer isso. Procurando lightsaber no YouTube, retornam 18.900 vídeos, a maioria não cenas dos filmes!
E outras coisas... Direto do katálogo da Pepa Filmes, confiram o Jedi do Grajaú: clip 1, clip 2.

Enfim, tantos outros filmes "fantásticos" surgiram depois, como "Duna", "Labyrinth", "Brazil o Filme", etc. Mas pra outro filme superar os personagens de George Lucas... digamos que seria muito mais fácil superar os personagens de Walt Disney.

E veja em SodTV, o mais novo "TV YouTube", com vídeos pra assistir até sair pelas orelhas.

Nenhum comentário: