14.3.08

Uh, uh, uh, que beleza: A vida imita a arte, ou seria o contrário?

Como diria Millôr Fernandes, continua tudo como Dante no quartel de Abrante. Mas queria só comentar uma coisa que eu acabo de descobrir, e que entra no tema mais obscuro abordado por este blog: os personagens criados por mim, que atualmente são de HQs que eu ainda não consegui passar pra Internet, e que, se Deus o permitir, ainda serão desenhos animados idealizados e dirigidos por brasileiros - te cuidem, Jake Long, Ben 10, Juniper Lee e Clube das Winx!!

Eu achava que tinha criado uma personagem exótica demais quando inventei Patsie Van Macher, em 1995, e que desde 2000 é uma personal trainer com 2 metros de altura e idade um tanto avançada, 45 anos. Patsie teria ficado famosa, "uns par" de anos antes, como a personal trainer da apresentadora infantil Brenda, e tenta sair do buraco montando uma academia de ginástica em sociedade com o marido de Rosalyn (a personagem principal) e o dinheiro desta. Ok.

Isso é porquê eu não sabia que desde 1973, quando Paulo Coelho era só letrista do Raul e o mexicano Chaves começava sua carreira de sucesso, existe a super-heroína (ou não) Velta, criada por Emir Ribeiro (não confundir com Vectra nem com Valtra, estas são outras máquinas...)
Ao contrário de mim, e como a maioria dos autores nacionais, as HQs se passam no Brasil, com personagens bem brasileiros, e seres humanos, ou quase... bem, manja os Heroes? Pois é. O que chama a atenção, nessa personagem, seria a "brasilidade" das situações e a quase que humanização da personagem, o que deve tê-la aproximado pra caramba dos leitores, assim como aconteceu com o Homem-Arenque... Homem-Ariranha... não, era Homem-Arame... Aseilá, aquele dos quatro filmes. Velta é uma louraça de 2 metros. Digamos assim, uma Jennifer Banner que esqueceram a tinta verde em algum lugar, sei lá... Enfim, haja exotismo, embora em um universo tão próximo de nós.
Uma curiosidade é que está programada uma "morte" dessa personagem nas HQs.

Um comentário:

Anônimo disse...

Volta Salt Cover! Quero ver mais vinhetas engraçadas!