13.3.08

Ah, o "estilo Web 2.0"...

Olha o logo desse site, bem ao estilo Web 2.0...
Isso me lembra o efeito especial mais anos 80 que existe, o "brilho giratório", que eu já fiz em vários dos nossos vídeos!
(Claro que eu inventei esse nome, porquê naquela época, o pessoal não tinha a menor idéia de como isso era feito, eu disse A MENOR IDÉIA - ou vai dizer que você achava que os caracteres na frente das imagens eram feitos por algo que parecia um computador? Eu achava que era tudo: vidro, papel celofane...)

Não é uma crítica ao quem fez o visual desse site, muito pelo contrário, é só uma observação, eu gosto pra caramba desses efeitos aí.
Como vocês sabem (ou não sabem), esse tipo de efeitos visuais em cinema e TV simplesmente desapareceu com a ascensão da computação gráfica, e só está voltando agora, graças a uns malucos como eu que descobriram que dá pra fazer coisas parecidas nos After Effects e Vegas da vida.
Uma série de operações, que eram gravadas uma de cada vez, e nos computadores digitais (como o que você tem aí na sua frente, ao contrário do Scanimate, que era um computador analógico) são bem mais simples de ser feitas, embora o processo seja um tanto complicado. Ainda pretendo fazer um tutorial disso... não existe nenhum plugin específico, é só o uso em conjunto de alguns efeitos padrão desse programa.

Lembrando que isso é na digamos, divisão cinematográfica do Scanimate. Em televisão, os efeitos mais usados eram outros, como realmentação do sinal de vídeo, distorção, degradês animados e por aí vai (e com aquela história, de 99% das vinhetas terem fundo preto - por isso palmas pra quem fez as vinhetas da antiga Record, que tinham fundo azul claro!)

Tô falando demais desse assunto pra quem está sem computador, não é mesmo?... Estou escrevendo do mesmo notebook que chegou a fazer alguns dos vídeos que foram colocados no YouTube no começo de 2007, como a "vinheta dos cilindros". Mas adivinha: os lazarentos dos programas que deram pau no outro computador também foram instalados juntos aqui e estão dando o mesmíssimo problema!!!!! Nos comentários, por favor, não peçam ao cego que veja a situação, não peçam ao aleijado pra bater uma bolinha, e não peçam ao surdo que ouça a última da Amy Winehouse. Obrigated!

Um comentário:

Anônimo disse...

fala igor.
segunte, patrão, aqui é o soneman45. Estou vendo que a situação aí não está phácil. os programas dasvinhetas estão dando pobrema até no notebook? vou te dizer uma coisa: pra não ficar sem fazer nada, tenta usar o Ulead VideoStudio 10 e um logo em 2D da Cover. dá pra fazer muita coisa com isso.