21.8.06

Dica ICBIT's: Um mundo brilhante e colorido para vocês... Calma, é a optoeletrônica!

Não somos o Gizmodo, mas temos uma dica para vocês, afortunados mortais, que podem fazer compras pela Internet. Porquê, parafraseando o filósofo Charles Finster Jr., "não pude, não posso e não poderei fazer compras pela Internet!"

O Natal está chegando (está aí, faltam só seis meses), e a Ledtronics sai na frente e mostra como serão as árvores de natal do futuro: com leds! É, essas luzes que devem ter no teclado do seu computador (Caps Lock, Scroll Lock...) Uma idéia que eu já tive, no tempo em que os leds eram só esses que são vermelhos, amarelos e verde-limão (além do infravermelho, usado em todos os controles remotos) e custam alguns centavos na Santa Ifigênia. Só que eu tinha apenas 19 anos e não tinha a menor condição de tirar isso do papel, como todas as idéias que eu tenho até hoje.
Mas a Ledtronics foi lá e phez... com os Leds de agora, com sílício, alumínio, que custam de 2 a 8 reais no mesmo local - esses que não tem mais restrição de cores, tem branco, azul, cor-de-rosa, ciano, de luz negra...
E assim é o conjunto de iliuminação natalino da LedTech. A vida útil de um Led branco (com fósforo em sua composição) é de cerca de 5 anos, e de um led de qualquer cor que não essa, cerca de 11 anos. Não esquentam, não têm partes móveis e tem consumo de 3.5 watts contra 370 watts de lâmpadas convencionais. E a página em inglês nem fala isso, mas as cores não desbotam!!

Ah, o quê, você não liga a mínima para o Natal? Você é daqueles que gostam de meditar ao som de (© Djalma Jorge Show) velas aromáticas? Então se revolte com as velas artificiais da Ledtronics! Sem cheiro, não apaga com o vento, zero de fumaça, ideais para você que tem problema de asma... (Falando sério, a LT exagera no texto da página, eu vejo muito mais uso pra isso em teatro e televisão do que na vida real.) Velas "eletrônicas" não são consideradas tão absurdas assim para a Igreja Católica: Gugu já mostrou no Domingo Legal uma igreja em Portugal onde existe um local no qual você deposita moedas e acende um determinado número de "velas".

Se você for mais närd ainda do que eu, veja no restante desse site as coisas que eles inventam: lâmpadas (pra usar no lustre que você tiver em casa), semáforos, lanterna de carros e até iluminação pública com leds.
A optoeletrônica é um negócio que está em crescimento, e inphelismente, só os chineses com seu inglês macarrônico (o macarrão, lembrem-se, é uma invenção chinesa) e alguns americanos, como o pessoal da Ledtronics, estão vendo isso.

Por prosa, chega de hoje.
[PS: Americanos, pero no mucho: O engenheiro eletrônico paquistanês Pervaiz Lodhie é o dono da Ledtronics. Ele já ajudou sua terra natal doando lanternas com LEDs para equipes de resgate de terremotos que aconteceram no Paquistão.)

Nenhum comentário: