29.9.07

Em 2008, muito trabalho...

Janeiro, fevereiro e março de 2008 prometem ser os meses mais sem graça do universo para quem não quiser mudar de canal, nem ir pra Internet. Tradicionais longos meses de férias de Casseta & Planeta, em 2008 serão também os meses de phérias do Zorra Total, que normalmente se mantinha no ar durante carnaval, natal, ano novo, dia de reis, etc.
Ou seja, em janeiro, sem essa de humor na Vênus platinada & carburador. Resta rezar para que a cúpula da emissora tome absinto com água sanitária e coloque Ari Toledo como apresentador do Bom Dia Brasil...
A Praça, Pânico, Câmera Café, Sem Controle, Hermes e Renato, Patati & Patatá, Sérgio Mallandro (nem sei se está no ar) e até a turma do Chaves vão ter muito trabalho... (o desenho animado estreou em janeiro de 2007 e até agora não foram ao ar 13 episódios inéditos que já foram dublados!)

Mas segundo a nossa phonte, a sempre atenta, free e de grátis coluna "Canal 1", do Tribuna da Imprensa, o programa vai sair do ar para passar por uma mudança. Que talvez possa ser grande, e talvez possa ser para melhor, sei lá.

26.9.07

Boas idéias facilitam a nossa vida

Já que está na moda os grandes blogs falarem sobre grandes empresas (vide o Crocodilo de Aparelho e Atleta & Depressivo), let me pull the brase to my fish, ora bolas. E não, não é rave, não é show de standáp e não é promoção de empresas que anunciam no Pânico na TV!

Uma nova empresa de ônibus, a UseBus, criada em São Paulo, tem uma idéia inovadora: adaptar ao transporte de pessoas em geral o conceito do transporte escolar (eles não dizem, mas basicamente é isso.) Através do cadastro de 30 passageiros, são criadas linhas de transporte através de la ciudad, que levam eles para o destino que eles quiserem através da linha da melhor forma possível, em ônibus de turismo, sem viajar de pé e sem ter que pagar no ato (parece que é via mensalidade o negócio). O objetivo é um só: fazer até 30 carros ficarem en las garágenes!! O site explicita mesmo, é um desestímulo ao transporte individual.
Eles juram de pés juntos que a viagem vai mais rápida do que de "a carro", porquê existem rotas que só ônibus - inclusive de turismo - podem fazer, nos corredores de ônibus. E quando aqueles outros ônibus surrados, del gobierno, estiverem em greve, os usuários da UseBus nem tchum!

Olha, se essa idéia for bem aplicada, pode dar muito certo. Ecologistas, torçam! Afinal, em São Paulo tem cada vez mais carros e cada vez menos lugar pra eles andarem... é uma média espantosa de 1 carro para cada 2 pessoas (e o que é pior, eu sou a outra...) E aqueles quadros de humor dos Trapalhões, do final dos anos 70, onde eles vendiam a alma pra dar entrada em uma Variant ou coisa que o valha (é disso pra cima) parecem fazer parte do passado, agora...

What's up with you, man? Cadê o vídeo dessa semana?

Explicando timtim por Hergé o que está acontecendo na contemporaneidade atual dos dias de hoje. Primeiro, embora eu tenha mantido esse ritmo nos últimos meses, eu nunca disse que iria colocar "um vídeo por semana" na Internet...

Eu estou "tentando" produzir um episódio de um desenho pseudo-animado (embora com alguns toques de animação verdadeira, feitos na raça, sem mesa de luz - coisas pequenas, como as mãos dos personagens ou outros detalhes) e que, ao contrário do Vergalhão Persa, tem sincronia labial. No VP eu fazia só o "blábláblá" dos personagens e eu gravava o som depois, aqui o som é gravado primeiro e eu tento sincronizar os 'visemes' dos personagens.
A propósito, nos famosos desenhos japoneses, que tantos apreciam, em somente um deles (Akira) a sincronia labial foi feita como nos EUA, em todos os restantes os animadores tem que "imaginar" as frases na cabeça deles e os dubladores que se virem, gravando o som depois... ou seja, não estou tão longe do método de trabalho real. Já cheguei, inclusive, na metade do episódio.

O que acontece é que de duas semanas pra cá houve uma intensificação radical e exponencial do meu serviço, eram tantas coisas a serem feitas (inclusive insanidades como tirar um DVD, que estava prestes a ser prensado, da linha de montagem, para ele ser reeditado apenas para escrever no final do vídeo o site da entidade em questão. Isso é um autêntico WTF videográfico!!!) que muitas delas só puderam ser concluídas duas semanas depois.

Revoltado, gravei às pressas um pretenso jingle ("Pega no balanço da Cover") , porquê há tempos quero fazer uma homenagem/paródia ao trabalho de Mário Lúcio de Freitas, um dos canais que eu assino. Só que essa vinheta não foi pra frente porquê a letra acabou saindo politicamente incorreta e também porquê eu não tinha nem 1/3 das imagens que seriam necessárias (pelo mesmo motivo a Super Vaca ainda está no frigorífico...)

Além do mais - e é aqui que la puerca tuerce el rabo - estou fazendo um serviço "por fuera", que não posso ainda dizer o que é, a não ser que, apesar de muito interessante, não tem nada a ver com o YouTube. TALVEZ alguém coloque por lá depois. Enfim, rapaziada, ou um ou outro... e esse vídeo, que aceitei phazer por conta própria, tem prazo.

Portanto, peço encarecidamente aos nossos colegas tvdnn, sluciocdp, tparanhos, Vinícius da Last Cover e outros... Tem idéias? A hora é essa! Baixem a Rede Rounded (link na coluna lateral) e hands to the ober! Não estou "impossibilitado" de visitar o YT, o que eu poderia fazer então seria colocar um desses vídeos no "Featured Video" quando se acessa o endereço www.youtube.com/igorcbarros. Também pra dar uma ajuda, olha aí, o símbolo "ophisial" da Cover (clique na imagem para ampliar).

Espero poder voltar ao batente "doce (ou seria salgado?!), suave and agradável" da Salt Cover o mais rápido possível.
Saúdo os que me escutaram, e agradeço os que me ouviram. Alegria, alegria, faça como eu... sorria. Techau!

PS: tvdnn, muito obrigado por tudo, e até a volta...

24.9.07

Segundo o Nadaver, hoje seria o "Emo Day"!

Emo. Abreviação de Emotional Hardcore. Corruptela de um sal de frutas famoso em todo o planeta. Ou "ome" ao contrário", para citar as definições publicáveis neste lugar...

O pior (para eles) é que a primeira vez que entrei em contato com esse "phenomenon" foi em 2005, vendo a famosa redublagem de uma matéria do Fantástico (provavelmente deve estar no YouTube). Uma redublagem à la Dercy Gonçalves, seguindo o conceito lançado em 1981 pelo Filme do Bátima. Enfim, eu achava que era zoado demais no colégio. Achava, até que nó século 21 eles chegaram e passaram a ser zoados por milhares de brasileiros... aliás, zoados a ponto de empatar o que eu passei naquela época, capisci?...

Como há muito tempo só vou de casa pro trabalho e do trabalho pra casa (a@åärghhhh), nunca vi uma phigura dessas ao vivo e em preto-e-branco. Embora um conhecido meu tenha, por coincidência, ficado com um cabelo enorme e que chegava a tapar um dos olhos, a sorte dele é que era então 1995 e o supracitado movimento ainda não existia... ainda bién.

Não consigo terminar este texto. Então gostaria de dizer que vou tentar fazer alguma coisa, que não tem nada a ver com emos, para os sites de vídeo. Alguma coista nova tem que sair, não aguento mais...
The EMO Day℠ is a creation by Nadaver Enterprises, um blog que detesto e do qual discordo pra k7, VHS e DVD, mas que ainda assim leio aquela joça de quando em vez - isso que dá ter botões na lateral do Jacaré Banguela... ainda chego lá.

22.9.07

Cadê você, seu sin verguenza?! (e um presente para as aphiliadas da Salt Cover!)

Gente, mil perdões, mas esta semana, quando não estive trabalhando, estive dormindo pra descansar do trabalho! Estou muito @$#% comigo mesmo, quando eu tenho idéias eu tô cansado, e quando eu não estou cansado, não tenho idéias! Ê limonada, e desta vez, sem açúcar!... Espero estar melhor na semana que vem, porquê o serviço que estava acumulado da semana passada já terminou.

Em compensação, alô afiliadas da Cover, dirijam-se à coluna lateral e baixem a fonte Rede Rounded, finalmente no 4Shared (o melhor dos três, obrigado Acidez Mental, pela dica!), Rapidshare e no Megaupload. Vá rápido que eu sei lá até quando eles ficam com o negócio por lá!! São menos de 200Kb, e uma novidade, medimos, em pontos, o tamanho de cada uma das fontes do GC original e agora essa informação aparece na própria fonte, no campo "versão". Aproveite-se!

As fontes mostradas aí tem todas o mesmo tamanho, elas só estão sendo mostradas na mesma proporção que eram as misteriosas fontes originais em bitmap, que, aparentemente estrearam na tela de la Venus platinada & carburador em 1982, portanto estavam um tanto "passadas" quando fizeram parte do TV Pirata, tanto é que de 1989 em diante eles mudam de gerador de caracteres.


A cidade, que já estava sem graça e sem Bahamas, agora ficou sem carros. Sei lá se é por causa disso. Nunca mais voto em ninguém que tenha vices do PFL! (Prefiro PFL para evitar trocadilhos de cunho metaphísico...).
Não sei se eu já escrevi ou desabafei sobre isso antes, mas a Lei Cidade Limpa foi uma cusparada na minha cara. Há mais de 10 anos eu sonhava em lançar os meus personagens no mercado usando outdoors e empenas cegas de prédios. Sempre que lançam essas revistas que são até boas, mas não passam do número 2 por causa da Turma da Mônica, ninguém pensa nisso! E eu estava pensando nessa estratégia de marketing que tanto sucesso faz no exterior, vide as fotos de campanhas publicitárias da Europa e EUA que apareceram na sua caixa de E-Mail nos anos 90 e mais recentemente nos blogs, por aí.
Agora, talvez só no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, etc., porquê aqui não dá mais, enquanto eu não votar em Marta Suplicy, Oscar Maroni, Celso Pitta, Paulo Maluf, Clodovil, Clóvis Bornay, Julio Iglesias ou Bozo nas próximas eleições.

REFRAÇÃO, TRASH!
Bem, para você se divertir um pouco, vai de sites normais mesmo: O Magazine 25, na rua 25 de março e na Internet, está começando a facilitar um pouco o trabalho dos cosplayers que se vestem de Chaves. Já existe o "chapéu do Chaves" e o "chapéu do Quico" (destaque pra cara do indivíduo), para qualquer evento ou eventualidade. (Puts, só faltava o chapéu do Madruga pra ficar perfeito...) Em outras cores, também o martelo de plástico que ficou famoso nas mãos de Chapolin Colorado. Para os amantes da alta tecnologia, eles também vendem produtos com LEDs que piscam e aquelas famosas pulseiras fluorescentes que eu já falei neste blog em dois mil e guaraná de rolha. E não sei por quê, mas acho que com um pouco de criatividade, essa loja pode dar origem a uns três ou quatro Super Sentais brasileiros...

18.9.07

ERA VIRAL! DAMMIT

Acaba de ir ao ar, no intervalo do Jornal Nacional, um comercial que elucida o misterioso vídeo no qual Luciano Huck diz que perdeu um colar de família. Era mais um viral, Brasil...
Esse é um dos prêmios da mais nova promoção dos malfadados rephrigerantes da Schincariol. Uma espécie de Dolly, mas com uma publicidade de primeira, e talvez por isso, não tão comentada... veja o site da promoção aqui.

Lembrando que Renan Calheiros é acusado de ter phavorecido exatamente esta empresa. Mas tudo bem, vamos dar um desconto, eles já apanharam demais da vida , quando seus fundadores foram assassinados, e quando perderam Zeca Pagodinho e os merchãs de Milton Neves para a Brahma - e o que é pior, a campanha de ZP para a Brahma foi extremamente bem sucedida!! Enfim, chega. Alguma coisa boa ainda tinha que acontecer para o Grupo Schincariol!...

17.9.07

Noticias Niws: Depois dos Teutul, o C3PO !!


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u328988.shtml
Anthony Daniels, intérprete do robô C3PO em "Guerra nas Estrelas", estará em São Paulo para divulgar um novo DVD comemorativo dos 30 anos da série. O curioso é que ele estará... de robô, mesmo!! Claro, senão ele não será reconhecido por ninguém, mas o James Earl Jones nunca foi em eventos vestido de Darth Vader. Que aliás, no tempo em que atendia apenas por Anakhin Skywalker, foi quem construiu a dupla de robôs - por isso, no primeiro Star Wars, nos anos 70, eles são considerados um tanto ultrapassados.

Enphim, se esse cara vai com essa roupa pra tudo quanto é evento que o convidam, acho que Anthony Daniels é um dos reis do cosplay... E veja em SODTV uma super dica pra você que quer ser mais ou menos como Anthony Daniels. Só o preço é um pouquinho salgated, mas... (e também, pra o Kamen Rider Agito se parecer com o C3PO, aí você precisa pedir ajuda para um parente do ator, o Jack Daniels...)
Pois é, tamos bem de visitantes internacionais: Xi Shun, depois os Teutul, C3PO... Agora só falta você, Roberto Gómez Bolaños!...

BUEMBA!! Voltei pro Orkut

E sabe o que é pior?! O meu perfil antigo e as duas comunidades que eu phiz (a antiga da Salt Cover antes do YT e Igor C. Barros With Lasers) AINDA ESTÃO NO AR!! É mole?! Ah, se o YouTube fosse assim com esssa competência em manter as baghassas no ar...
Uma curiosidade é que o meu perfil antigo está com trocentos recados. Graças a Deus, na primeira página, mais recente, não tem nenhum ophensivo. Pena que não posso fazer mais nada por lá.

Volll'tei, pra hrrrrever os amyygos... nem tanto, voltei pra conferir ao vivo umas coisas que andam me chamando a atenção, as chamadas "pérolas do Orkut"... e de quebra, ver se eu amealho mais assinantes - todos os que me deixaram recardos no Orkut eu não conheço do YouTube. Além, é claro, de se me associar-me à comunidades de meu interesse.

Então, todos vocês que assistem a Cover, anoctem, o meu perphil agora é ESSE:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13348867050595717308. Por enquanto, sem foto, falta eu achar alguma coisa decente, afinal eu não sou assim exatamente um fotologger.....
Em breve, mais novidades para o Orkutverse, se Dios así lo permitir......... porquê Deus é pai, não é padrasto!

E, sdif, acabo de descobrir as comunidades que fizeram para a Salt Cover depois que eu saí del Orcuet.
Salt Cover - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30321391
Eu assisto Salt Cover - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=35623613 (criada por ocasião do caso I'll be Back)
A todos vocês, muito obrigado pelo apoio, como diria Gardênia Alves, "estou emotivado"... Valeu, gente!

PS: Já reestreei com... uma GAPHE!! Respondi um scrap achando que ele ficava na minha própria página, não que ele gerasse um scrap na página do outro! A quem me mandou, desculpe, apaga aquela baghassa pellamordeDeus.

15.9.07

Perguntas que ninguém sabe a resposta: os misteriosos lustres do século XX

Não perca o nosso vídeo nuevo no post anterior, é um vídeo em homenagem à situação atual dos países latino-americanos de língua portuguesa.

Vasculhando pela Internet em sites que não tem nada a ver, descubro que a empresa Amanco fabrica, em plástico, luminárias daquelas bem "básicas", que provavelmente você já deve ter visto em algum lugar. Na sua casa, na casa de algum parente, na igreja, em um posto de saúde, etc. Ou até em lugares mais nobres como a faculdade de direito do largo de São Francisco, eu me lembro, já vi passando de ônibus quando criança. E eram enormes, tinham lâmpadas de mercúrio! E se não são todas do mesmo tipo, com certeza tinha um de cada...
O que eu gostaria de saber é... daonde saíram esses formatos (com a exceção da esfera, óbvia demais, claro)? E quem os inventou, para que sejam fabricados por tantos fabricantes diferentes, em vidro e em plástico? Devem ser muitos, senão não haveriam desses lustres do Caburaí ao Chuí (já vi isso sendo vendido em Porto Alegre, onde inclusive haviam simpáticas versões menores, do tamanho de um pote de margarina).
Mas o mais curioso é que eu já vi, coincidentemente em dois consultórios médicos diferentes, dois conjuntos de porcelana onde os médicos guardavam algodão, pinças e outras ferramentas. Nunca me liguei em conjuntos de porcelana na minha vida, mas é que os "puxadores" das tampas tinham exatamente o mesmo formato de dois desses lustres (os dois mais largos da figura)! Ainda se fosse só de um, tudo bem, mas de dois já é coincidência demais! O que será que é isso? E será que o designer desses globos de vidro foi o verdadeiro inventor do Creative Commons?... Esta é mais uma pergunta que ninguém sabe la respuesta (mais um desafio ao Marcelo Duarte, quem sabe?!...) Igor C. Barros, direto ao presunto.

14.9.07

A Salt Cover mostra o que todo mundo quer ver!!!



Este é o nosso novo vídeo, já em cartaz em todos os sites. Porquê se eu fosse esperar o episódio do Zicky Zira ficar pronto, essa piada eu ia perder!... E uma menção honrosa a esta charge, do nosso índalo, Maurice Richard. Agora só falta o CASSETA & PLANETA finalmente colocar um dos seus integrantes vestidos de Renan!!!

Ah, o efeito de "squeeze" quando entra o Salt Cover Apresenta é uma homenagem a Globo em 1982, ano em que aparentemente eles passaram a ter novos equipamentos e daí eles ficavam meio que abusando de efeitos eletrônicos, hoje básicos, mas na época espantosos, como slide ("empurrar" a imagem), squeeze ("espremer" a imagem) e PIP (bom, esse tem até em televisor hoje em dia), até então só havia fusão e wipe. Procure no YouTube a abertura da novela Paraíso, daquele ano, e veja como são os títulos na abertura, eles não param quietos...

13.9.07

Renavam Kaleiroscópius é absolvido...

... e eu tinha feito um vídeo relacionado com isso... {EDIT: Já está pronto, veja o tópico acima!!}


BONS MOMENTOS EU PASSEYYYY... (Nelson Gonçalves da Capitinga)
E QUEM SABE VOCÊS AINDA OS VEJAM
Melhor, ah se eu tivesse uma placa de captura só pra mim, porquê aí vocês iriam ver no YT e no VL las padjasadas que eu já fiz na época pré-Internet, entre 1995 e 2005, um material muito mais abundante do que as produções atuais.
Pena que de 1987, uma época onde eu fiz algumas coisas com uma enorme (para o meu tamanho) câmera VHS da Panasonic, não sobrou nada. É isso mesmo, quem diria que eu comecei essa história de usar câmera de vídeo quase junto com o Shop Tour, com apenas 11 anos de edad. Mas assim lo fué. Porém, aquela câmera não aguentou e partiu para a glória em 24 de dezembro daquele ano, um dos natais mais tristes da minha vida...
Em 1987 a brincadeira se chamava Rede Grobo, e o símbolo era a inversão das formas geométricas da Globo, com um quadrado do lado de fora e um círculo dentro. Nada muito original, afinal a Grobo é criação do empresário cearense Didi Mocó Sonrisal C. N. Mofungo. A Salt Cover Television nasceria pra valer em agosto de 1995, quando finalmente consegui, com recursos próprios, comprar outra câmera.
E entre 2003 e 2005 eu usuphruí da placa profissional DV500 da Pinnacle Systems, comprada a peso de ouro para prestarmos serviços, com a qual eu fiz os meus primeiros vídeos, ainda com câmera, que foram para a Internet - fora os que foram para outros lugares, como um vídeo com erros da série Chaves, que acabou sendo exibido quando eu fui na AllTV, ser entrevistado pelo hoje comediante stand-up Rafinha Bastos.
A qualidade era simplesmente pofréssional. Não era HDTV, mas excelente. Só que a DV500 era incompatível com o Service Pack 2 do Windows XP e por isso foi aposentada um tanto cedo demais...

11.9.07

Rede Rounded, o post oficial

Quando eu era criança, uma coisa que sempre me fascinava na televisão era: como é que eles colocavam aquelas letras na frente das imagens? E as que mais me chamavam a atenção eram (adivinha...) as da Rede Globo, por serem totalmente diferentes das outras e mais legíveis. Em algumas emissoras, como a TV Cultura, as letras eram totalmente brancas e só, como uma legenda de filme de cinema.

Achei que fosse vidro pintado, caneta de retroprojetor (sai um traço redondo, às vezes...), tudo, menos o mais óbvio: alguma coisa parecida com um computador. Máquina de escrever não era...

E comecei a desconfiar disso quando em 1983, no meio de um desenho do Pernalonga exibido no Balão Mágico (sério, na tela da Globo, velhinho!), um monte de letras “A” amarelas começam a tomar conta da tela, em vários tamanhos, e algumas delas com til!! O cara deve ter ficado feliz com o ‘brinquedo novo’, porquê a qualidade era excelente para a época e em comparação com outras emissoras (a TV Gazeta, saberia depois, usava como gerador de caracteres um painel de letras de plástico, como os de bares e lanchonetes!!!) Também, até acentuação tinha, não era fácil isso...
Eu sei lá quantos milhões a Globo gastava nessa área, nos Estados Unidos haviam emissoras com GCs bem, digamos, "podres" até uma década depois disso. (E no México, na mesma época, a Televisa tinha a estética de um trabalho escolar de um aluno sem computador em casa. Depois reclamam do Hans Donner...)

Essas letras que vazaram na tela já eram (saberia anos mais tarde, claro) na fonte Vag Rounded, o que mostra que tratava-se de um equipamento novo. O fato de elas aparecerem uma após a outra denuncia que elas foram geradas eletronicamente. (Qundo um título aparecia em "wipe", na TV em preto e branco, era uma trucagem usando cartolina ou algo assim...)
Anos depois eu comecei a entender o que eram esses tais de computadores, embora estes tivessem uma resolução ridícula perto da dos geradores de caracteres (GCs).
[PS: O popular PC-XT, bisavô do computador que você usa agora, tinha um modo gráfico monocromático de 720x400, sufciente para vídeo analógico, mas ele foi lançado no mercado apenas em 1983 e os GCs dos qual falamos são anteriores a essa data.]

Apesar do explicado acima, muitas das letras que se viam, principalmente em aberturas de novelas, eram impressas em papel (muito provavelmente compostas por transferíveis, "transfers", feitos sob encomenda, veja mais adiante) e filmadas por uma câmera, os GCs eletrônicos eram mais usados no jornalismo, e curiosamente eram "small caps", com maiúsculas de tamanho menor no lugar das minúsculas. Mas nunca houve nenhum ‘abismo’ de qualidade entre um e outro, em ambos os métodos a concorrência comia poeira.

Os títulos filmados geralmente apareciam inclinados nas aberturas dos anos 80, a partir de, se não me engano, Sol de Verão (vi pelo YouTube, não me lembro dessa novela, claro!) A mania dos títulos inclinados só parou depois da novela Mandala quando o pessoal notou que os títulos eletrônicos saíam bem melhor (mas há aberturas sem títulos inclinados antes disso, como a de Roque Santeiro, por exemplo.)
[EDIT: Veja as aberturas de quaisquer dessas novelas em ótima qualidade direto da fonte, o site Memória Globo. O YouTube, por outro lado, fica com a abertura de "O Amor é Nosso", que a Globo, sabe-se lá por quê, teria descartado. Ah, isso rendia outro blog...]

E EU COM ISSO?...

Em 1995 eu passei a ter o meu primeiro computador com Windows 3.1, e me chamou a atenção ter encontrado, em um CD de fontes TrueType, a fonte Vag Rounded (também Vagabond, Volkswagen ou Vogue Rounded).

Esta fonte, no Brasil, é muito associada á Rede Globo, que a usa desde 1976, quando Hans Donner começou a trabalhar na emissora, diversas fontes (Vag Rounded, Frankfurter…) com terminações arredondadas que fazem par com a Avant Garde, a fonte da logomarca da emissora. Aliás, Hans já criou várias fontes, mas não são nenhuma das que estamos falando, só a GloboFace, que veremos mais adiante. (Como eu sei?! No site oficial do designer está a seção "Tipografia", que mostra fontes na categoria "display", e em nenhum momento é citada essa, de categoria "texto", que com certeza, seria a fonte mais importante de sua lavra! A não ser a GloboFace, sobre a qual falaremos depois.)

Em 1976, na abertura da novela Anjo Mau, pela primeira vez, não foi usada a fonte usual da Rede Globo até então (Eurostile Bold Expanded), e sim, outro tipo de letra - este, ao qual nos referimos agora, que lembrava a Futura, mas com cantos arredondados. Foi nessa época que estreou o logotipo da emissora em seu conceito atual, criado por Hans Donner, nas cores azul e ciano.
Essa abertura foi uma das últimas em preto e branco da emissora, e já usava equipamentos que seriam usados em aberturas em cores, com efeitos que, em preto e branco, não seriam possíveis.

Daí - vendo isso no Video Show, nos anos 90 - que eu comecei a pensar em resgatar esse typeface “esquecido”. Afinal, pesquisei o que pude nos principais sites que vendem fontes comerciais e constatei que, oficialmente, essa fonte não existia em formato digital, simplesmente - sendo que há indícios que ela já foi impressa (painéis no palco do programa Moacyr Franco Show, por exemplo, além da sinalização visual nos corredores do jornal O Globo), e mais: era com essa fonte que era dado o endereço do fabricante da Maionese Hellmann’s (Refinações de Milho Brasil) até meados dos anos 90! Devia ter guardado aquela tampa, seria uma referência e tanto…
Até em inocentes anotações em papel eram com essa fonte: por exemplo, no programa dos Trapalhões, Didi tirava da boca de Zacarias um papel escrito "TUDO BEM", e ele dizia: "Você tirou as palavras da minha boca!" E as palavras eram com esse tipo de letra, com certeza executado através de transfers sob encomenda (a empresa Letraset ainda faz isso nos dias atuais). Ah, se tivesse sobrado uma folhinha dessas e alguém tivesse escaneado em 7200 dpi....

E como recriar essa fonte em formato digital, então? Primeiro, em 2004, eu ‘adaptei’ uma fonte Futura Heavy colocando cantos arredondados à duras penas, no próprio programa de edição de fontes. Consegui, mas alguma coisa não deu certo… lembrava a fonte que a própria Globo fez a partir de 2001 e passou a usar junto com as variantes originais da Futura, com cantos quadrados. A fonte é usada atualmente nos telejornais da emissora e ‘tenta’ - sem muito sucesso - remeter á fonte que estamos falando. Sem muito sucesso, porque essa seria, sim, literalmente, uma “Futura Rounded”. Foram feitos, inclusive, arredondamentos em outras variantes da Futura, como a Futura Condensed. Eu sabia que a VAG Rounded não era “aquela” fonte, pelas poucas imagens que eu via no Vídeo Show e pelo que eu via em reprises de minisséries e especiais, nas comemorações dos 30 anos da emissora.

Segundo o site Myfonts.com, a fonte Vag Rounded foi desenhada em 1979, por Gerry Barney, para a Volkswagen (VAG deve ser Volkswagen AG).

Em 2006, a Internet já havia sido varrida pelo furacão YouTube. E vendo a quantidade de coisas que estavam lá mostrando essas letras (incluindo coisas de fora da Globo, como comerciais da época), cheguei a conclusão de que poderia fazer uma fonte muito mais idêntica ao original. Desta vez, fazendo a fonte a partir do zero, usando um programa gráfico, traçando linhas em um “grid”, com o próprio programa fazendo os cantos arredondados das linhas, que era o mais difícil.Parece fácil assim? É, seria se a fonte em questão fosse “Avant Garde Rounded” - a Avant Garde é a fonte com formas mais básicas que existe, pelo menos nas maiúsculas, foi assim que eu fiz a logomarca da Salt Cover. Mas não, essa fonte tem suas manhas, algumas sutilezas, que incrivelmente a tornam muito original!

No final das contas, a fonte se parece muito pouco com a Futura. Palmas para seu desconhecido designer original (se bem que eu desconfio fortemente do próprio Gerry Barney, futuro criador da VAG Rounded).
No entanto, o fator YouTube não pesou tanto assim, eu mesmo tenho em casa algumas coisas gravadas que poderiam também ser referências, como os longos créditos de um especial musical de 1987, por exemplo - mas é pouca coisa, não sou nenhum José Marques Neto...
E desde 2008, depois que eu encerrei os trabalhos, eu "terei" referências melhores, com as aberturas de novelas que podem ser vistas em excelente qualidade no site Memória Globo.
Aliás, fica aqui a minha sugestão para que eles próprios falem sobre este assunto, na seção "Cronologia", que ainda está em construção.

Foram muitas comparações com imagens, muitos testes em programas de edição de vídeo, muitas fontes que eu fiz não se pareciam nada… algumas letras foram muito difíceis de ‘matar a charada’ porquê elas se distorciam por causa dos vídeos e do próprio equipamento usado para fazer a superposição das letras, que consegue mudar a espessura das letras ou deixá-las borradas (geralmente a mesa de corte e efeitos - alguns GCs, antigamente, só geravam letras brancas sobre fundo preto, e as cores eram geradas todas pelas mesas de corte e efeitos, que faziam a superposição com cores e sombras, e parece que esse era o caso da Rede Globo. Os switchers analógicos da Panasonic WJ-MX20 e WJ-MX50, que muitas produtoras de vídeo já tiveram, fazem isso.)

Mas nos GCs eletrônicos da Rede Globo, dos anos 70, as bordas pretas eram criadas simultaneamente com as letras, sem depender de outros equipamentos. O que é surpreendente: não é qualquer computador que fazia isso, devido ao problema conhecido como confronto de atributos. A prova disso? Há um final de novela onde uma atriz - vestida de 'anjo' porquê sua personagem já havia morrido - brinca com a palavra "FIM" e, em alguns momentos, os traços pretos em volta dos caracteres aparecem cortados junto com os mesmos. Usando o método da câmera de títulos, qualquer coisa que estiver na frente da câmera apareceria completamente cercada por um traço preto (ou por uma sombra, dependendo do estilo que estiver selecionado.)

Enfim, acho que consegui. Se existem diferenças, elas só serão perceptíveis para os idealizadores dessa fonte, dos equipamentos ou os operadores de GC veteranos da emissora.

Os três ou quatro: isso se a Globo tiver o parafuso no lugar, não como a Manchete, que tinha, só no Rio, 20 operadores de GC, em uma época onde já existiam infomerciais e eles estavam indo à bancarrota... O quê, você é um deles? Você pode nos ser útil, veja mais adiante!

Eram usados vários equipamentos de geração de caracteres na Rede Globo, as letras eram ligeiramente diferentes em cada um deles (d'ohh). No canal que eu assisto (Globo São Paulo), haviam pelo menos dois, e um deles, idêntico a um dos da matriz da emissora. Até me intriga como eles conseguiam adaptar tantos equipamentos diferentes para fazer aquelas letras... E em todos eles o logo da emissora em preto e branco era um dos caracteres, em cada um dos tamanhos menores.

O que foi tomado como base para este projeto começou a ser usado em 1981 (pessoal da Globo, reparem quando começam os episódios do seriado Obrigado, Doutor: alguns deles foram feitos com um GC mais antigo e outros foram feitos com esse), e foi o GC oficial das aberturas das novelas até 1995, em “A Próxima Vítima”, tendo sido muito usado em chamadas, no começo da década. Além de ter sido usado mais ostensivamente no programa TV Pirata, em 1987 e 1988, e usado sobretudo em legendagem de filmes, quando feita pela própria emissora (como em Casablanca e traduções de músicas em A Noviça Rebelde, Nos Tempos da Brilhantina, etc.). Sempre em preto e branco, ou com uma cor qualquer de cada vez, gerada pelo equipamento que fazia o superimpose.

As variações desta fonte, Rede Rounded [série A], de espessuras diferentes são baseadas no tamanho original que as fontes tinham na tela. Medi 3 tamanhos diferentes, na maioria das vezes: 23, 29 e 45 pontos para 720×480 em 72 dpi, e em todos nota-se que o “traço” da fonte seria idêntico só aumentando o tamanho das letras, o que reforça as minhas suspeitas de que elas seriam bitmaps (feitas de pixels, em vez de vetores - sei lá se havia tecnologia para tipos vetoriais na época…) Depois que eu ‘encerrei os trabalhos’ por enquanto, descobri que havia um quarto tamanho, intermediário entre 29 e 45 pontos, mas esse era muito pouco usado, aparentemente era a mesma fonte de 45 pt. mas em “small caps”, já que nunca se viu letras minúsculas nesse tamanho, e nem o caractere símbolo da emissora.

Esse gerador de caracteres foi visto pela última vez na abertura da novela A Próxima Vítima, em 1995. Nesse ano, a Rede Globo estava se mudando para o Projac, onde foram introduzidos equipamentos novos, que nitidamente já usavam fontes TrueType e aposentaram os antigos de vez.

Onde será que está esse gerador de caracteres hoje? O que sobrou dele? Alguém sabe? Nem precisa dizer a marca, ré, ré... (muito provavelmente é Chyron, a marca líder desse mercado). Escreva pra gente ou comente este post!

O GC que era usado durante as sessões de filmes, nos anos 80, dizendo os títulos, já usava a fonte Vag Rounded, não me lembro de ter visto isso com outra fonte, nem mesmo quando as letras tinham contornos pretos, no começo da década. A propósito, essa parte é caprichada: em filmes dublados em que aparecem diálogos em língua estrangeira com legendas, eles só soltam isso depois que as legendas saem de cena.

EI, VOCÊ É EX-OPERADOR DE GC DA REDE MANCHETE? VOCÊ PODE SABER QUE EQUIPAMENTO É ESSE!

Desconfio que a Rede Manchete também tinha esse gerador de caracteres, mas usado com outro tipo de letra bem mais conhecido, Korinna (no começo, também a fonte Handel Gothic). Além da qualidade ser semelhante, as legendagens de fitas VHS da Globo Vídeo eram com essa fonte, mas as traduções de coisas que apareciam na tela (convencionalmente em letras maiúsculas) eram... adivinha? Com a fonte que nós perseguimos!!

A SEGUIR, CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Em 1992, o Fantástico e o Jornal Nacional começaram a usar um gerador de caracteres que, com certeza, usava fontes TrueType (só pode ser, devido a imensa variedade de fontes que se via nele - nesse era usada a fonte Vag Rounded, mesmo) com direito a anti-aliasing, mas que por muitos anos, só ficou disponível para o jornalismo. Nessa época estreou uma característica que a Globo usou e abusou nos anos 90, as imagens com degradês de canal Alpha - esse estilo chegou a ser imitado até mesmo por campanhas políticas.
(Pelo muito pouco que eu consegui averiguar, nos GCs da velha guarda que não eram computadorizados, como os da Chyron, cada tipo de letra era uma placa de circuito impresso colocada em um slot do equipamento.)

E desde 2001, o jornalismo usa as variantes modificadas da Futura, como falamos acima. Em 2006, o Jornal Nacional deixa de usar um GC convencional e passa a usar o equipamento de cenário virtual da Orad que era usado nas transmissões esportivas (talvez pelo motivo que a Record tivesse comprado um igual a esse...). Os caracteres perdem um pouco de definição.

Desde 2005, a TV brasileira de repente se tocou de que o uso de fontes com terminações arredondadas era uma exclusividade da Globo, e de repente, TV Cultura, SBT, Record e Gazeta passaram a usar a Vag Rounded, inphelismente sem imitar direito e sem resultados muito satisfatórios... A pioneira nesse aspecto é a RedeTV!, que usa essa fonte desde 2002. Esse foi um dos motivos que me fizeram recriar essa fonte antiga, que ao contrário da Vag Rounded, ninguém mais usou a não ser a Rede Globo.

TV MULHER

Uma curiosidade: O programa TV Mulher era possivelmente o único programa da Rede Globo que não usava esse tipo de letra em seu GC, usando uma família tipográfica bem mais comum, conhecida como Busorama ou Omnibus, mas com algumas letras tombadas pro lado (que nem acontece com a fonte Avant Garde.) Eu notei isso na própria época... claro que sem saber o que era Busorama, nem Bold, nem Italic, eu só tinha uns 6 anos! Bem, isso, pelo menos em São Paulo, onde foi gravada a primeira abertura desse programa.

Em novelas, uma novela dessa mesma época, cujo nome me escapou e eu preciso correr atrás, usava a fonte Serif Gothic em sua abertura. Pelo visto, foi só aí: a seguinte já tinha a tal fonte de terminações arredondadas.


EI, JÁ OUVIU FALAR EM “FONTES CORPORATIVAS”? É POR ISSO QUE VOCÊ NÃO VIU A FONTE À VENDA NO MYFONTS, MANÉ!
Existe realmente uma fonte corporativa na Rede Globo, atualmente, chamada GloboFace, e que é usada nas atuais aberturas de novelas, a partir de 2005. Só que essa… “também não é aquela”: é uma versão da Vag Rounded com circunferências ‘absolutas’ onde a VAG original é oval, como nas letras C, G, O, a, e, g, etc. Esta fonte, agora sim, foi idealizada por Hans Donner.
E essa está pouco disseminada até mesmo dentro da própria Globo: a novela das 8 usa essa fonte, já o Casseta & Planeta e o Toma Lá Dá Cá usam a VAG Rounded tradicional [EDIT: isto até a estréia da temporada 2008, e no caso do segundo.]
A GloboFace pode ser vista impressa em anúncios como a página semanal da Globo Filmes, publicada em alguns jornais.

Não acredito que a fonte em questão, antecessora da GloboFace, fosse uma fonte corporativa: as corporativas tem um uso muito mais amplo do que identidade visual de TV e sinalização, elas também são usadas em documentos impressos, inclusive memorandos internos! E pelo pouco que eu vi, essa parte teria sido na base da máquina de escrever, mesmo, já que, convenhamos, a Globo (não a Rede, a “TV” Globo, lá da Rua Von Martius, Jardim Botânico, Rio de Janeiro) era bem menor do que a Volkswagen da Alemanha… Atualmente... não sei, vi esta semana uma matéria no Video Show que mostrava como eram os estúdios do Projac, e o que se via era um monte de papéis impressos em Arial e Times New Roman. A GloboFace é figurinha difícil até mesmo no site Globo.com, que usa a fonte Vag Rounded na maioria das logomarcas.

A NOVELA AINDA NÃO ACABOU: REDE ROUNDED SÉRIE B
Esta fonte é diferente da série anterior porquê, em vez de ser feita para se parecer exatamente com o gerador de caracteres, ela é uma fonte normal, para sair bem em qualquer tamanho. Veja aqui. Se você quiser usar em vídeos, eu recomendo as B5 e B7. O "emagrecimento" da fonte mostra que, realmente, não se trata de uma versão arredondada da Futura.

E sites de fontes TrueType gratuitas estão convidados a incluir a Rede Rounded em seu elenco!

10.9.07

Aconteceu na Internet: Portal de noticias sobre phamosos sai do ar porque...

O Kibe Loco descobriu, por um acaso, que uma foto de Lulu Santos exibida no Portal do Leáo Lobo ilustrando uma matéria foi gravada com um nome de arquivo altamente depreciativo ao nobre artista, algo assim: Lulu Santos no Prêmio Tim com cara de Jogo do Bicho's Element #24, tudo sento, sem ajunto. Um nome colocado por algum estagiário "fino, elegante e sincero", quem sabe?...
O Jacaré Banguela também repercutiu a matéria.
Por conta disso, o site Portal do Leão Lobo saiu do ar, inteiro! É muele?!... Já já eles devem estar de volta, ligeiramente dipherenciados.

Aliás, uma coisa que eu não entendo a respeito de Mr. Luloo Saints é que sua cancción Tempos Modernos já foi tema de umas TRÊS campanhas publicitárias, em intervalos de menos de um ano, começando ironicamente com o falido Banco Santos! E o refrão da música era, quem diria, o tema da novela Rosa Selvagem, no SBT! Se ele não tivesse sido tão gente fina com o pessoal do Pânico na TV, era capaz dessa abertura aparecer na série "Teu passado te condena"...

PS - Já estáo saindo as primeiras cenas do Zicky Zira - aliás, ao contrário do Vergalhão Persa, este tem sincronia labial, com o som gravado antes das imagens! Mãns, vocês quem sabe podem ver outra coisa antes disso... porque foi descoberta uma nova-velha vinheta da Rede Globo, de 1982, que era a "vinheta oficial" nesse ano (e não apenas a breve vinheta com sete logomarcas nas cores do arco-íris se fundindo em uma), com uma variação do tema dos tubos coloridos, desta vez na vertical.

PS2 (ultrapassado, já tem PS3 e XBOX!) - Estamos de fora do Super Trunfo dos Blogs do Treta! Também, eu mereço, é isso que dá postar uma vez a cada 3 semanas e meia aqui... ärghhhh

7.9.07

Merry ID7!!

Hoje é 7 de setembro, os Teutul (ou Tuetul, sei lá, os caras da OCC) estão in Brazilian lands, assim como já esteve Chip Foose. Jamie e Adam, agora só faltam vocês, pra completar o "trio de ouro" da TV a cabo (uma vez que a galera do Extreme Makeover Home Edition jamais virá ao nosso país, onde as casas são de alvenaria e demoram vários meses para sair do chão...)

E só uma coisa meio chata apenas: descobri que o 4Shared já apagou os meus uploads. Depois eu acho estranho que ninguém use as fontes que eu crio.
Portanto, usted que é rato de Rapidshare e concorrentes: será que se eu pusesse no RS (embora EU MESMO talvez não consiga o download das baghassas, tenho um azar do caramba com esse site) o download permaneceria à disposição por mais tempo?...

Tenho planos de disponibilizar os meus vídeos também via Rapidshare (aí ACABARAM-SE os problemas com eventuais incompreensões da nossa arte), por isso um hospedador que mantivesse os arquivos à disposição por muito tempo seria importante.

E por incrível que pareça, não encontro muitos sites de fontes TrueType receptivos à novas fontes, não sei por quê. Senão, em vez de recorrerem a este blog, vocês baixariam a Rede Rounded em qualquer site por aí, assim como as fontes de Ray Larabie, Pizzadude, entre outros.

Bom, é isso aí. Pena que essa galera toda que eu falei estará às lágrimas na próxima terça, 11 de setembro. Não sou "pró-americano" tanto quanto pareço (e nem tanto quanto os albaneses), mas eu juro pra vocês que eu gritei "nãããooooo" quando caiu o primeiro prédio, assim como boa parte dos cidadãos daquele país... Mas, como visto na TV, os novos prédios já estão em construção em Nova Iorque. Bola pra frente, USA.

6.9.07

Sente só o que vem por aí...

Depois do Vergalhão Persa, vem aí mais uma animacção com a phalta de qualidade da Cover. Lembra dos vídeos da Cover saindo do ar dando a programação? Pois é, no horário nobre tem isso aí: Zicky Zira & os Figurantes Atômicos, uma paródia aos desenhos animados dos anos 80, como os da Ruby-Spears. Por isso as imagens são ligeiramente borradas, para tentar simular a qualidade de imagem que se tinha naquela época, quando as animações ainda eram filmadas em câmeras de cinema. Isso fora o visual dos personagens e a trilha sonora...

Zicky Zira é um personagem criado por mim em 2004, é uma versão exagerada de Micquey Mouse - inclusive com direito a quatro orelhas (a Semp Toshiba teve essa idéia antes de mim em uma campanha publicitária, mas tá valendo). Ele vive praticamente sozinho em um mundo de seres humanos que são seus fãs de carteirinha, como sua "namorada" Stacy 30 Volumes - a que aparece aí em cima, sorteando cartas. É como eles dizem, em terra de surdo, quem tem quatro orelhas é rei. Em breve, se Deus quiser, nas tela das Covers-lhes.

4.9.07

Notícias Níws: Berzoini Rides Again

Quando foi ministro da previdência, Ricardo Berzoini chamou a atenção por fazer uma convocação aos idosos com mais de 90 anos para que comparecessem aos postos do INSS e comprovassem que estavam vivos para continuarem recebendo as aposentadorias. Só que eram raros os que conseguiam andar sozinhos à essa altura da vida. A maioria chegava em cadeiras de rodas ou até mesmo macas. E todos, inclusive seus descendentes, phulos della vita. Até o Casseta & Planeta fez piada, e ele virou o ministro Ricardo Bem Ruinzini...

Bem, o G1 dá a entender que essa situação ainda não foi resolvida por parte do INSS. Eles estão estranhando o número de aposentados com mais de 110 anos e acham que tem gente que se esqueceu propositalmente de informar o phalecimento de seus entes coeridos ao INSS. São 491 mil pessoas cadastradas no INSS com idade entre 90 e 125 anos. Bastante gente, hein? São vários estádios de futebol!
Só faltava agora, com outro ministro da previdência, Luiz Marinho, eles resolverem fazer uma convocação semelhante para maiores de 100. Aí, estes acompanharão em coro, sua representante-mor no meio artístico, Dercy Gonçalves.

1.9.07

Optiarc, o drive grã-fino


Seu nome é Optiarc DVD RW AD-7170A. E deveria estar nas colunas sociais, 
fazendo compras na Oscar Freire ou na Daslu, em vez de torrar a paciência dentro do nosso Macintosh. 
Esse drive rejeita praticamente 3 de cada 5 DVDs que se colocam nele. Por motivos que variam do arbitrário ao sobrenatural, sei lá. Não interessa que os discos estejam cristalinos, como se saídos dos laboratórios da NASA. Não sei o que ele vê em alguns dos discos. Por isso, nada que a gente vá gravar tem que ser com discos contados, sempre tem que ter o pino de DVDs do lado do computador, é mole?! Ou nem isso: do pino que estou usando hoje, 5 DVDs zero bala foram pro lixo.
"Ah, já experimentou usar disco da marca tal?" Não dá. A gente só usa a brazuca EMTEC porquê é só essa que a gente encontra por aí mesmo!! O resto, só no mercado negro...
E, detalhe, quando a indústria discute entre Blu-Ray ou HD-DVD, eu ainda sequer vi um mero DVD Dual Layer sendo vendido por aí!!! O dia em que o DL se popularizar AÍ SIM dá pra pensar em aposentar o DVD por excesso de popularidade. Isso se os drives Optiarc não acelerarem esse processo, é claro. O pior é que isso não está acontecendo em um PC, mas em um Mac Pro, de preço equivalente a um carro! Assim não dá, Brasil...