28.2.07

A Rede Globo vai invadir o seu computador! Calma, é só o GC deles

Finalmente está concluído o meu mais novo projeto de fontes TrueType: Rede Rounded Retro. E essa eu resolvi fazer de próprio punho porquê ela não existe, como existia no passado, em lugar nenhum!!! Procurei em todos os sites que vendem fontes, não há nada sequer parecido com isso, sei lá, uma versão com cantos quadrados, nada!!
Já vi essa fonte na tampa da maionese Hellmann's, dizendo o endereço do fabricante. No YouTube, o slogan de um antigo comercial do Leite em Pó Royal também usa essa fonte "desaparecida". Mas o uso mais famoso dessa fonte foi nos GCs da Rede Globo, entre 1976 (abertura da novela Anjo Mau) e 1995 (abertura da novela A Próxima Vítima), em tudo quanto era lugar: créditos de programas, telejornais, aberturas de novelas e até legendas de filmes, como os da Globo Vídeo.
Até mesmo placas de sinalização dentro da emissora e do jornal "O Globo" eram com esse tipo de letra! Mãns veio a inauguração do Projac, e junto com ela, a compra de novos equipamentos e novos GCs, que já usavam fontes TrueType em vez de placas onde os bitmaps eram gravados em EPROM (suposição minha, mas só pode ser isso - era assim que operavam os GCs da Chyron, líder do segmento nos EUA), e com eles, foi oficializada de vez a fonte conhecida como Vogue Rounded (hoje banalizada e usada por quase todas as emissoras).
Como nem sequer os font developers alemães (aparentemente especialistas em resgatar typefaces esquecidas) resgataram essa fonte, resolvi fazer isso.
E a bem da verdade, modéstia a parte, é moleza, porquê a fonte tem um peso constante, e só a fonte Avant Garde é mais fácil de ser desenhada do que essa! O difícil é transportar os dados do Illustrator para o programa que gera a fonte e fazer tudo ficar na mesma proporção, nem sempre eu consigo isso (se eu conseguisse eu seria o Ray Larabie brasileiro), além da dificuldade de encontrar o "peso" exato da fonte apenas baseado em imagens de baixa qualidade. Muitas vezes as legendas apareciam "borradas" por causa do ajuste de "threshold" da mesa de efeitos ou do equipamento responsável pela superoposição dos caracteres.
Atenção: Apesar de parecer bem definida, precisão geométrica não é o forte dessa fonte, não sei se ela se daria bem em cutters de vinil. É por sua conta e riscom!...
A versão de cima é talvez a fonte mais completa que eu já fiz na minha vida, tem small figures, acentuação completa, além de alfabeto grego e cirílico, e reproduz nas letras maiúsculas, a fonte ligeiramente alterada, usada nas chamadas da emissora por volta de 1982.
Já a de baixo, com letras minúsculas, só sabe português e olhe lá (faltam algumas combinações ausentes do português).

Para ter essa baravilha, baixe as duas fontes que você viu, de grátis, em:
http://rapidshare.com/files/18765555/RedeRounded_Retro.rar.html
(breve outros fornecedores). Em breve, se eu conseguir fazer, mais variações que não existiram na emissora (extra light, black, etc...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm... já vi uma fonte parecida com essa em vídeogames. A Namco chegou a usá-la em Soul Calibur II, e a Square-Enix utilizou-a em Grandia III e Final Fantasy XII

Anônimo disse...

Igor! Faca mais fontes!