13.2.06

Pra variar... música: Blitz

Antes de mais nada, eu queria pedir desculpas porquê o Blogger de uma hora para outra ficou alérgico ao truque que eu usava para diminuir o espaçamento entre as linhas, e este post portanto ficará praticamente ilegível - mas leiam o post anterior, que é duca. Vamos lá:
Há um grupo brasileiro muito querido por mim. A banda Blitz, formada em 1982, marcou a minha infância, e até hoje eu me revolto porquê ao invés de perder tempo assistindo Pica-Pau no SBT (que seria completamente reprisado nos 25 anos seguintes), eu não ligava no FM, não comprava o LP deles - sei lá, pra um cara que sofreria com os xingamentos dos colegas por não curtir heavy metal, melhor do que os do Balão Mágico (a propósito, nunca tive nenhum deles! Só conheci a obra discográfica deles graças aos P2P da vida.)

Infelizmente a Blitz sofre com os homônimos nos buscadores, principalmente de EUA (onde "Balroom Blitz" é um clássico do rock) e da Alemanha, país de origem da palavra que é o nome da banda. Se você buscar por "Blitz", vai ver menos de 3% de citações a banda de Evandro Mesquita, e a maioria delas só dos dois maiores sucessos, "Você não soube me amar" e "Mais uma de amor". A propósito, informação constante do site oficial da banda: "Você não soube..." foi lançada apenas em compacto, e era um vinil com apenas UM LADO!!! O lado B trazia uma espécie de sample da frase com eco "Nada, nada, nada!..." E isso vendeu pra caramba.

La canzión a seguir, portanto, foi uma raridade. E eu achei impressionante uma coisa: a capacidade do pessoal em contar histórias através de músicas. Meu, quem disser que Blitz é "pop descartável" agora vai levar polrada - e olha que eu sou péssimo nisso! Os caras eram artistas!! Vamos todos cantar no chuveiro! É um, é dois, é...

GREG E SUA GANG
(Evandro Mesquita / Chacal / Guto)

Greg e sua gang
Perturbam a paz
Nas ruas de um bairro operário
Greg e sua gang
Mergulham atrás
Do mágico e do visionário.

Essa é mais uma noite
Como muitas outras noites iguais
O greg aperta uma morra e torra lá
Sentado bem na beira do cais
Alguém assobia uma canção
E outro alguém sabe que esse é os sinal
O greg puxa a faca
E de repente ataca
E a gang então divide uma maçã

Greg e sua gang
Já esperaram demais
Vivendo a vida ao contrário
Greg e sua gang
Sempre correm atrás
De um mundo revolucionário

Nas escadas de uma obra
O greg trepa com uma mulher
A gang vê
E a lua bate um brilho
Brilha os olhos
E todo mundo quer
Alguém assobia uma canção
E outro alguém sabe que esse é os sinal
O greg eles cercaram
E todas as saídas
E o cais é o nosso ponto de partida

Alguém assobia uma canção
E outro alguém sabe que esse é os sinal
Vocês ainda vão
Ouvir falar do cais
Em todas as manchetes dos jornais
Se liga greg... uau

Greg e sua gang
Os donos do cais
Do porto do imaginário
A gang do greg
Está fora das leis
Que regem esse mundo otário

Greg e sua gang
Perturbam a paz
Nas ruas de um bairro operário

Gostaram da música-úsica-úsica?... (© Repórter Vesgo). Pois é. Só uma pena que o site do qual eu peguei a letra não me esclarece porquê no final, quando eles cantam em inglês, eles traduzem o refrão como "Rolling with the punches/ They follow the blind, the magic and the visionary". Tipo assim, hã?! Enfim, uma explosão de criatividade que, pra mim, os únicos que também chegaram lá foram os Mamonas.
Agora vem o mais incrível: A banda está na ativa. Depois de ensaiarem uma volta lá pelos idos de 1994 (quando lançaram a música-tema do governo brasileiro "Quem tem põe, quem não tem, tem que tirar"), os três integrantes masculinos da banda estão fazendo shows onde cantam seus sucessos.
E é aí que eu queria tecer um comentário: Em 1994 a banda apostou todas as suas fichas em ser uma "banda ao vivo" e... caiu do cavalo. Eu me perguntava: mas isso aí é a Blitz?! Parecia que, nessa volta, esqueceram de chamar o produtor...
Não sei como eles estão agora - inclusive eles estão para lançar um CD, "Blitz com Vida", pela EMI. Mas só sei de uma coisa: esta geração merece conhecer as canções da Blitz brasileira, que estão muito acima de qualquer mediocridade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ta podendo hein Igor! Fez o site em espanhol também! Só falta em mandarim pra pegar quase um terço da populacao mundial. Mas vc ta correto. Acho que muito mais sites deviam ter suas versões em ingles e em outros idiomas
. seria legal o Brasil se tornar uma potência na Internet, ja que em nada mais concegue, exceto futebol. Enquanto isso, a gente do Brasil mesmo fica esperando seus trabalhos. Não querendo te pressionar, pois eu sei que vc tem sua vida própria. Mas eu acredito que vc tem potencial pra fazer muito mais pelos sites. Bom, isso é tudo, desculpe o incomodo. Um abraço.

Igor C. Barros disse...

Caro Anônimo, não entendi muito bem o que você quis dizer... mas o site http://www.geocities.com/igorcbarros é totalmente dedicado ao mercado nacional. Um abraço, té+!

Anônimo disse...

Eu estava me referindo ao site www.igorcbarros.cjb.net, nao ao "Sem Medo de Ser Feliz". E eu tava tentando te dar um incentivo a atualizar os sites, desculpe se isso te ofendeu de alguam forma.

Igor C. Barros disse...

De maneira alguma! Na verdade penso até em mudar o visual da página incial do site dando mais destaque à lingua portuguesa mesmo. É que eu fiz aquela tela inicial toda pensando em convidar artistas estrangeiros que eu venha a conhecer na Internet a visitarem o site, só por isso.