23.1.07

O Zicky Zira, só que de verdade... e de borracha

O personagem Zicky Zira, criado por mim em 2004, tem uma história muito doida, de que ele teria mais de 200 anos. Não sei se existem personagens tão "idosos" assim por aí. Nem o Gato Félix é assim (este é de 1900, contando atualmente com 107 aninhos.)

Mas há um personagem que está relativamente presente por aí que este sim, tem, de verdade, mais de cem anos - o Bib, o boneco de pneus da Michelin, surgido em 1898 (portanto, com 109 anos).
Segundo conta o site da empresa, André Michelin, um dos criadores da empresa (que começou com o avô dele e de seu irmão, a Michelin até então fazia pastilhas de freio), dizia a respeito das vantagens dos pneus, que os pneus "bebiam" o obstáculo. Tempo depois, Edouard Michelin, irmão de André, vê uma pilha de pneus em uma exposição e diz que aquilo poderia muito bem ser um boneco. Ao ver um desenho para uma outra campanha publicitária, André encomenda a um desenhista o visual desse personagem, e assim surgia o "homem de pneus". Uma coisa curiosa também é que, ao contrário de outros mascotes e personagens que têm por aí, ele é, por princípio, extremamente tridimensional, e portanto, muito fácil de ser tornado realidade através de fantasias, como você vê na imagem.

Só uma coisa que o site não nos diz é: porquê Bib é branco, se os pneus são pretos? Bem, aí eu posso chutar (afinal, ele é de borracha mesmo...): essa é a cor original do látex, da borracha. E a vulcanização, o processo que faz a borracha ficar preta, foi criado por Charles Goodyear, que fundou justamente uma das concorrentes da Michelin... Além do mais, facilita um pouco a visualização, já que esse personagem nasceu em preto e branco - aliás, como todos os bons logotipos que existem.

Curiosamente, em alguns desenhos recentes, já de computação gráfica (como a vinheta que aparece no Shop Tour), Bib está com uma cara que lembra um pouco as antigas Tartarugas Ninja... aquelas, não as do novo longa-metragem de agora, que os autores vivem querendo esquecer, sabe?... Êitcha!

Bib, um dos grandes mascotes de todos os tempos.

Nenhum comentário: