
Mas há um personagem que está relativamente presente por aí que este sim, tem, de verdade, mais de cem anos - o Bib, o boneco de pneus da Michelin, surgido em 1898 (portanto, com 109 anos).
Segundo conta o site da empresa, André Michelin, um dos criadores da empresa (que começou com o avô dele e de seu irmão, a Michelin até então fazia pastilhas de freio), dizia a respeito das vantagens dos pneus, que os pneus "bebiam" o obstáculo. Tempo depois, Edouard Michelin, irmão de André, vê uma pilha de pneus em uma exposição e diz que aquilo poderia muito bem ser um boneco. Ao ver um desenho para uma outra campanha publicitária, André encomenda a um desenhista o visual desse personagem, e assim surgia o "homem de pneus". Uma coisa curiosa também é que, ao contrário de outros mascotes e personagens que têm por aí, ele é, por princípio, extremamente tridimensional, e portanto, muito fácil de ser tornado realidade através de fantasias, como você vê na imagem.
Só uma coisa que o site não nos diz é: porquê Bib é branco, se os pneus são pretos? Bem, aí eu posso chutar (afinal, ele é de borracha mesmo...): essa é a cor original do látex, da borracha. E a vulcanização, o processo que faz a borracha ficar preta, foi criado por Charles Goodyear, que fundou justamente uma das concorrentes da Michelin... Além do mais, facilita um pouco a visualização, já que esse personagem nasceu em preto e branco - aliás, como todos os bons logotipos que existem.
Curiosamente, em alguns desenhos recentes, já de computação gráfica (como a vinheta que aparece no Shop Tour), Bib está com uma cara que lembra um pouco as antigas Tartarugas Ninja... aquelas, não as do novo longa-metragem de agora, que os autores vivem querendo esquecer, sabe?... Êitcha!
Bib, um dos grandes mascotes de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário