13.1.07

FurReal: é SurReal

Eu ia escrever isso nel Dia de las Crianças, mas só vai aqui agora. Talvez eu tenha feito parte da última geração de crianças que usavam ativamente a imaginação em brincadeiras simples (sabe aquele lance de se divertir mais com a caixa de papelão do que com o brinquedo que estava dentro?...). Não que ela seja a solução de todos os problemas, como prega Steven Spielberg (ao contrário do que acontece em "Hook", a imaginação nunca matou a minha fome), mas agora, no século XXI, ela está, digamos, ameaçada por brinquedos cada vez mais high tech.

De quem estamos falando? Falamos de FurReal Friends, da Hasbro. Os modelos mais básicos já estão aqui no Brasil, sob a marca da própria Hasbro (e não da Estrela, que distribuía até então seus produtos por aqui). São reproduções realistas de animais, meio assim, à la Jim Henson's Creature Shop. Não são apenas bichos de pelúcia: os "FurReais" tem uma estrutura por dentro, abrem e fecham os olhos, tem "sincronia labial" quando emitem algum som, entre trocentas outras coisas.
A série começou com uns animais mais próximos da realidade das pessoas (cães, cães, cães, cães e um ou outro gato - ué, quando eu ando pelas ruas de São Paulo é isso!), mas agora viaja geral na maionese, com reproduções de animais selvagens, e o pesadelo de todos os pais da América: pôneis!! Como o Butterscotch (quase 300 dólares), que só falta andar, falar em inglês e fazer @#$% no tapete da sala, porquê todo o resto ele phaz!! Inclusive, ele tem tamanho suficiente para ser montado por uma crionça!! (e deve ser um beberrão, pois usa 6 pilhas grandes)
O Butterscotch, no ano passado, se tornou para a criançada de lá o que era o Ferrorama ou a Caravela Playmobil para o pessoal da nossa geração, quando Butterscotch seria, talvez, um k7 Scotch Dynarange C60 com manteiga Mesa por cima (tá legal, essa foi inphame)

Moral da história: FurReal é SurReal. E eu sei lá se vem mais por aí, como Barbies que piscam os olhos, sei lá... Só sei de uma coisa, se algum dia você vir um sujeitinho ruivo, de suspensório, com uns 60 cm. de altura, sai correndo que É FRIA!!!...

Nenhum comentário: