11.3.06

Bozo Memória: O dia em que vivi intensamente os anos 80

Eu sei, eu era apenas uma criança... Mas eu queria ter feito muito mais coisas naquela época. Fui um mero espectador de tudo aquilo. Nem sequer Gênius eu tive em casa. Playmobil, poucos resistiam (alguns eram extremamente frágeis, e quando eles voltaram pela Estrela, triplicaram de preço, além de eu não ter mais idade pra essas coisas.) Walkie-talkie, umas duas semanas e meia cada um dos dois e olhe lá. Caramba, devia mesmo ter partido pra musculação, com esse talento todo para quebrar coisas - sobretudo as valiosas e importantes para mim. O quê, gibi daquela época? Esquece.

Mas houve um dia em que tudo isso mudou... e, durante algumas horas, eu enfim, vivi intensamente os anos 80!!!
Em 1988, fui com meu pai, meu irmão e dois amigos fazer algo que nunca tinha feito antes: assistir a um
campeonato de skate. O esporte era uma phebre na época, bem mais do que hoje - e bem mais até do que nos anos 90, quando viraram moda aqueles skates em minatura, para se pilotar com os dedos.
Foi o primeiro campeonato de skate indoor do Brasil, onde a pista foi montada dentro do
Projeto SP, uma casa de shows na Barra Funda que não existe mais. Ao adentrar aquele piso quadriculado como um tabuleiro de xadrez, e aquelas paredes de cores escuras... me senti no Armação Ilimitada!(embora a série seja um pouco mais vieja do que isso).
"Este é um esporte de alta performance", dizia o apresentador, alertando o público de que eles poderiam vir a tomar um skate na cara, mesmo com todas as redes de proteção. Felizmente, apenas um skate bateu no teto, outro em um refletor de luz, e nada mais.

Não me lembro do nome do evento, mas foi a primeira vez que eu vi equipes de reportagem de 4 emissoras diferentes - incluisive do SBT (Sim, um dia o SBT teve equipes de reportagem! Ohhh! E algumas delas cobriam até esporte! Ohhhh!). O evento foi notícia no Globo Esporte, no dia seguinte - claro, como não ser? Nunca havia se montado antes um half-pipe indoor, de madeira, aqui no Brasil!
Só sei que estava presente, na ocasião, Tony Hawk, um dos maiores skatistas daquela época. Mas não no half pipe, e sim em qualquer outro lugar... boatos davam conta de que ele não se deu bem com a comida brasileira. Apenas outro skatista estrangeiro, que só me lembro que se chamava Terence alguma coisa, subiu ao half pipe, para vibração da galera. Dentre os brasileiros, Sérgio Negão era o que mais arrancava aplausos, quando saia plantando bananeira com o skate nos pés, de cabeça pra baixo.
Mas algo desagradou ao público... a banda Inocentes, que fez um "pocket show" nos intervalos e foi completamente hostilizada pelo público, fanático por skate e que não estava nem aí pro som da banda, que curiosamente existe até hoje. E agora vem o pior: prepare-se...
Meu pai não gostou da banda. E EU TAMBÉM NÃO!!! Isso acontece com 0,000000.000E+35% dos pais do planeta Terra and adjacências!!! Mas na verdade, eu tive a companhia de "apenas" 80% do público, que queria mesmo era ver os skatistas.
Sei lá, apesar do meu visual horrendo daquela época (na escola me chamavam de "Juruna", eu, depois, me chamava de "Peruca do Zacarias"), me senti gente ao menos uma vez naquela época, mesmo sem conhecer ninguém e sem estar vestindo nenhuma peça de roupa rasgada.
E este phoi o dia em que vivi intensamente os anos 80!! Sacanagem, queria ter começado antes...

Nenhum comentário: