21.9.05

Eu, hein? Conheça um teclado muito diferente

Essa saiu no caderno de informática da Folha de São Paulo. A empresa DAS Keyboard está vendendo através de seu site, por US$ 79,95, um teclado de PC onde as teclas... não tem nada escrito. As únicas inscrições, além da marca, são as das luzes indicadoras de caps lock, num lock e scroll lock. (Engraçado, depois de escrever eu vou dar uma pesquisada por aí, será que os teclados 'normais' custam mais de 80 dólares?...)

Os usuários de MSX, principalmente do Expert da Gradiente, como eu fui (eu era usuário do Videotexto da Telesp por volta de 1988), devem se lembrar que viviam convivendo com isso, uma vez que as teclas desse computador de 8 bits tinham inscrições feitas com tinta de silk screen, assim como em brindes promocionais como chaveiros e canetas.
E a tinta saía por causa do suor das mãos dos programadores (alguns que chegavam a criar programas que usavam 100% da memória do equipamento, programas cujas linhas de comando em BASIC iam do 0 ao 65535, de um em um!! Nunca cheguei a esse ponto...) Por isso, já vi, em uma assistência técnica na época, um teclado de Expert onde as teclas eram todas identificadas por adesivos batidos à máquina! Bãos tempos aqueles...

A propósito, o MSX foi inventado pela Microsoft e significa "Microsoft Extended Basic" - sendo que Basic era a linguagem de programação. O Nintendo de 8 bits, curiosamente, seria um rival do MSX, pois começou na mesma época (1982) também como um computador, que se chamava AVS (Audio Video System). Mas mesmo tendo características de gráficos um pouco melhores que as do MSX 1, o AVS não vingou como computador.
O MSX teve três versões, mas só o MSX 1 e 2 se tornaram conhecidos no Brasil, e isso quando o computador já estava ultrapassado em seus países de origem. E quem teve o Expert, só agora, com os emuladores de PC pode conhecer como funcionava o MSX 2 e seus sucessores (incluindo o MSX 4, de 1990, que não chegou a ser lançado - nessa época as pessoas já estavam migrando para os PCs 286 e 386.)

As teclas da maioria dos computadores, máquinas de escrever, calculadoras véias, etc., tem as inscrições feitas em plástico de outra cor, através de uma espécie de "ensanduichamento" que eu não sei como funciona. Mas o dia que sair uma tecla do seu computador, note que dentro dela tem uma camada de plástico da mesma cor das inscrições.
Por isso que as inscrições não desaparecem.

E por quê eu compraria um teclado desses? Bem, segundo a empresa, a ausência de inscrições faria a pessoa memorizar, de uma forma extremamente prática, a localização de cada tecla, fazendo-a, assim, digitar muito mais rápido.
Segundo o fabricante, o DAS Keyboard tem 104 teclas, incluindo três teclas "Windows", e é ligado na porta USB. Outra suposta vantagem, isto segundo eu: um teclado ideal pra digitar senhas...
É provável que a pessoa se acostume com isso, já que o teclado é daquele tipo onde existe uma curva na área onde estão letras e números, o que faz as teclas serem diferentes uma das outras em seu formato, tamanho e inclinação. Assim a pessoa é capaz de usar o teclado sem olhar, sendo uma espécie de versão textual do Stevie Wonder, sei lá.

Nenhum comentário: