3.9.05

EU CONSEGUI !

Pois é, gente, não foi fácil, foram quase duas horas de fila entre um sol de rachar e depois uma ameaça de chuva. Mas valeu a pena. Eu sempre gostei de ler esses reviews de eventos de fãs de outras coisas (Anime Friends, Anime Family, etc.) nos sites por aí, e agora chegou a minha vez de fazer um review dela, o Festival da Boa Vizinhança, o primeiro evento de fãs de Chaves e Chapolin de São Paulo.

Cheguei na fila as 10 da manhã, mais ou menos. Achava que iria encontrar umas 15 pessoas, mas qual não foi a minha surpresa quando me deparei com quase mil, em uma fila que ia da porta do Colégio Maria Imaculada, passava pelo Ponto Chic e chegava na porta do estacionamento do Shopping Paulista, onde dava uma volta. Ok. Bem, algumas horas depois a fila andou, passei pela porta do colégio, pela Rua do Paraíso e fui parar lá atrás, na descida da rua Maestro Cardim! Acho que já haviam quase 2 mil pessoas naquela fila, gente que não acabava mais.
Muitos reclamavam de uma certa lentidão da fila, que lembrava as do INSS, com a exceção de que os frequentadores desta tem 1/3 da idade dos daquela. Dentre o pessoal da fila, um já chamava a atenção, um cara que se vestiu de Quico, igualzinho, só faltava aquele tênis "Bamba", e mesmo sem bochechas, imitava todos os trejeitos do personagem e fazia até os taxistas do outro lado da rua rirem.

Achei que seria a única câmera no evento. Mas graças a Deus, não estava sozinho!!! Ouviram os meus apelos!
Fora uma filmagem profissional feita pelo próprio evento, sei lá, eu vi uma câmera profissional com um cara deles, ainda vieram um repórter do IG, uma equipe da CNT, e o Santos, do programa do Ratinho - que já cobriu um evento semelhante, de fãs de mangá/anime. Mas quem mais levantou a galera foi uma equipe da MTV que era aparentemente do programa do João Gordo. Engraçado, não sabia que JG curtia Chaves, pensava que ele detestava... Bem, eles estavam lá. Quem sabe eu apareça em alguma imagem - um cara meio calvo, de cavanhaque e óculos escuros, sei lá.

Já estive no auditório do Colégio Maria Imaculada, no tempo em que o meu irmão estudava lá. Era horrível, era bem aqueles auditórios de colégio americano que a gente vê nos filmes, mas logo depois que ele concluiu o 2o. grau eles reformaram o auditório e ele virou aquela maravilha que o pessoal que entrou pôde conhecer. Quer dizer, maravilha vírgula, quem sentava nas últimas fileiras não conseguia ver o telão, onde era exibida a segunda parte onde o Sr. Calvillo comprava a vila do Sr. Barriga, mas arranjava confusão com os inquilinos.

Bem, tive meio que adivinhar onde era o pátio do colégio, que foi transformado em um "Pàtio da Vila". Só senti falta das portas dos apartamentos, mas parece que a galera gostou assim mesmo. Espalhados pelo pátio da escola estavam a "Tienda del Chavo" (desta vez sem suco nenhum, houve um evento no RJ onde tinha suco mesmo nos baldes), um cabo de vassoura com pires e xícaras colados, um regador, um barril, varal com uma gravata pendurada, etc. etc. Enfim, um ambiente por onde as pessoas passeavam e tiravam fotos, além de se divertirem com as performances dos cosplayers - destaque para um corajoso que só estava de short, fazendo papel de "Bebê Jupiteriano" (de um episódio do Chapolin), e para o "Chapolin" que fazia o golpe da "Égua Voadora" NO SECO - no episódio original, Chespirito cai em um bloco de espuma. Esse foi quem ganhou o concurso de fantasias, não foi usado o termo cosplay. Mas tinha vários, mais de um Sr. Barriga, um cara meio careca foi de "vampiro" (de outro episódio do Chapolin) outro foi de camisa xadrez e calça jeans, imitando o Hector Bonilla, e assim vai. O engraçado é que, ao contrário de quando eu fui na AllTV dar entrevista, ninguém me chamou de "Sr. Barriga"... e acho que ninguém me reconheceu. Coloquei uma imagem minha na primeira página do Tinha que ser o Chaves, mas o site estava fora do limite e saiu do ar de novo. Aliás, no fim deste texto, um aviso importante sobre o site! [EDIT: Caso resolvido]

Mas o melhor ainda estava por vir. Uma galera impaciente aguardava do lado de fora do auditório do colégio uma raríssima oportunidade, ver de perto alguns dos dubladores que dublaram as séries, há mais de 20 anos. Depois de muito estardalhaço e empurra-empurra - imagine se a Britney Spears estivesse lá dentro então - começa a palestra, com muitas surpresas. Estavam presentes no palco Nelson Machado (Quico), Helena Samara (Bruxa do 71), Cecília Lemes (Chiquinha) e talvez pela primeira vez em São Paulo, Carlos Seidl (Seu Madruga), para delírio da galera. Mas não parou por aí. Osmiro Campos (Prof. Girafales) e Marta Volpiani (Dona Florinda), que ainda não foram em nenhum evento do gênero apareceram em um vídeo gravado especialmente para a ocasião, relembrando falas da série e contando muitas coisas que ninguém sabia. Por exemplo: nenhum deles fez teste pra ser os personagens, eles foram escolhidos a dedo por Marcelo Gastaldi (dublador do Chaves e do Chapolin, falecido em 1995). Osmiro e Marta, eu ainda quero ver vocês ao vivo!! Vocês também fazem parte do universo CH! Um grande abraço pra todos vocês! [Em 2007, phinalmente conheci Marta Volpiani, em outro evento.]

Os dubladores tentavam se recordar de frases do seriado, e as diziam, para delírio total e absoluto dos fãs. Também, pudera, já ouvi falar de eventos que só tinham um ou dois deles, e esse teve os quatro! Também, é o primeiro só de Chaves e Chapolin da capital paulista.

E Gastaldi foi o personagem principal de outro vídeo, que, não sei quem produziu, mas o cara que fez esse vídeo prestou um serviço para a humanidade. Eu achava que jamais veria um VT em cores do Marcelo Gastaldi falando, mas vi, e mais de um! Ele já deu entrevista pro Jô 11:30, nos primórdios desse programa [EDIT: foi na estréia do Jô 11:30] , antes de aparecerem aqueles famosos microfones pequenos na mesa, e para o "Sem Censura" da TVE. Além de ter sido mostrado um obscuro teste de VT onde ele fala de improviso. Gastaldi é péssimamente representado por uma foto em preto e branco no Tinha que ser o Chaves, e consegui imagens muito melhores filmando o telão... ele se parece muito com o ator Hiram Lima (Os Trapalhões, Escolinha do Barulho).
Sinceridade, até 3 de setembro de 2005 pra mim ele não tinha rosto.

Mas o mais legal de tudo foi ver imagens do piloto de Feroz e Maumau, um seriado - isso mesmo, seriado - produzido pela Maga Produções Artísticas. Com um estilo de humor refinadíssimo, bem parecido com o do Chaves, mas sem copiar nada. Feroz (Carlos Seidl) é um bandido, e Maumau (Marcelo Gastaldi) é seu atrapalhado assistente, e eles fogem da polícia. O elenco era todo composto por eles mesmos, os dubladores da "Maga" (de MArcelo GAstaldi).
[O piloto de Feroz e Maumau está disponível atualmente no site http://www.marioluciodefreitas.com.br]

Gente, se esse pessoal todo tinha um fã, esse fã se chama Igor C. Barros. No começo dos anos 90, muitos filmes dublados por essa empresa começaram a passar na Rede Globo, e eu não perdia um, principalmente os filmes do Monty Python como "Jabberwocky" e "A Vida de Brian", onde inclusive Gastaldi canta uma música em português no final. Se eu soubesse que havia uma possibilidade de eu ver todos eles na TV, sei lá, eu ia ficar maluco, eu ia achar que de uma hora pra outra Deus resolveu realizar todos os meus sonhos de uma vez só. Enfim, eu seria o fã número 1 de Feroz e Maumau, mas infelizmente, Sílvio Santos não viu aquele VT até hoje... e pra realizar os meus sonhos agora, só me resta a Rosalyn.
E outra coisa que eu não sabia: Marcelo Gastaldi gostava pra caramba de Chaves e Chapolin, e acreditava que aquele estilo de humor seria um grande sucesso! Ele era um dos poucos que apostava na série antes mesmo da estréia.

É realmente uma pena que a Internet só acordou para Chaves e Chapolin em 1998. Se já tivesse discussão sobre o assunto nas BBSs ou nos primórdios da Web acessada via ligação internacional (1993, 1994), era bem capaz de que ele soubesse o quanto era querido.

A palestra com os dubladores acabou com as duas fitas que eu trouxe para o evento, acabei perdendo até imagens que eu tinha gravado antes, como o Santos na porta do colégio. Mas tudo isso valeu a pena geral. Primeiro o Bozo, agora os dubladores do Chaves, só falta você, Galebe do Shop Tour, pra completar os encontros com as pessoas que marcaram a minha adolescência...
As imagens que eu consegui vocês vão ver em breve nos vlogs e blogs, este e o PlanT!ão Tinha que ser o Chaves.

http://tinhaqueserochaves.50webs.com

Nenhum comentário: