28.12.07

Ah, esses heróis norte-americanos...

Livro a ser lançado em janeiro nos EUA defende que Alexander Graham Bell teria roubado a idéia da invenção do telefone do inventor norte-americano Elisha Gray, ajudado por advogados corruptos e examinadores de patentes idem.

Segundo a nota do Terra, Bell, ao viajar para Washington para patentear seus trabalhos feitos até então, mudou repentinamente os esquemas de seus testes, para algo muito parecido com o que Gray estava fazendo. Houve um encontro entre ambos, no qual Bell teria ficado nervoso ao ter de demonstrar a invenção na presença de Gray. As experiências onde Bell teria chamado seu ajudante fazendo o telefone funcionar por acaso, poderiam não ter sido verdadeiras...
O que é chato pra caramba. Meu pai trabalhou na Telesp durante mais de 20 anos, no prédio onde hoje é a sede da Telefônica, e certa vez eles fizeram um evento para os filhos dos funcionários, e até hoje me lembro da versão da música "O Pato" do grupo MPB-4 feita por um funcionário:
O telefone foi inventado
por Alexander Graham Bell,
um famoso escocês
Nos Estados Unidos,
foi lá que ele o fez
Em 1876
Seu ajudante foi Thomas Watson
Que na sala ao lado
Ouviu seu chamado
Saiu correndo, e disse afobado
No telefone ouvi seu recado.

Curiosamente, a Enciclopédia do Escoteiro-Mirim (editada nos anos 70 pela Abril) já registrava Elisha Gray em suas páginas, como alguém que tentou patentear o telefone alguns minutos depois que Graham Bell já o teria feito, no escritório de patentes, em 1876.

Bell largou as invenções, e segundo consta, para aproveitar bem sua fortuna, foi o fundador da National Geographic Society. Ou seja, se eu vir algum dia um documentário sobre o assunto, certamente este passará no Discovery Channel...

E, Cover Serviço: eu imaginava que Elisha Gray teria sido também o inventor do elevador. Na verdade, tanto o elevador quanto a escada rolante são invenções de seu xará Elisha Graves Otis alguns anos antes, em 1853, a marca Otis existe até hoje.

Um comentário:

Hamilton disse...

quanta briga pelas invenções, hein seu igor! Parece o caso Santos-Dumont x Irmãos Marx, digo, Wright!

Mas pode ter certeza de uma coisa... não importa quem tenha inventado a coisa, com certeza um brasileiro já a tinha desenvolvido muito antes mas sabe-se lá por quê, não foi bem sucedido. E depois de inventado o aparelho, os alemães o aperfeiçoaram e, depois, os japoneses o transformaram em algo minúsculo e prático, pronto para ser fabricado na China. Se isso não ocorreu com o Telefone, certamente ocorreu com uma pancada de produtos inventados depois.

IGOR, FELIZ ANO NOVO!
VÊ SE RESPONDE MEUS E-MAILS DE VEZ EM ÀS VEZES!!!