9.5.06

Web Toskêra: Refletança de alta intesidade!

"O português é um idioma tão bonito quando falado corretamente..."
- Chiquinha, em Chaves

Muitas vezes se comenta de que os internautas escrevem mal. Ou escrevem errado, ou em linguagem abreviada, ou em miguxês. Mas a verdade é que até mesmo em sites de empresas você acha algumas coisas um tanto surpreendentes. Como, por exemplo, esta página onde é descrito um dos vários produtos de uma empresa que fabrica semáforos, placas de trânsito e uma série de produtos consumidos pelas 5.563 prefeituras de todo o Brasil (obrigado Brasil.gov.br).
O produto é um sinalizador de defensa metálica - igual o "guard rail" do automobilismo (lembre-se do GP de Mônaco), só que usada só uma em vez de quatro, que você vê nas laterais das rodovias, em algumas avenidas e por aí vai. O sinalizador, no caso, se coloca no meio dessas defensas, e possui um material refletivo. Muito bem, veja agora os trechos vernaculares ecstraídos da dita página:

São peças confeccionadas em chapa de aço galvanizada a fogo (cadê a vírgula aqui? Fogo de bitola?) de bitola nº 14 com dimensões principais de 80 x 75 x 55 mm . O verso da chapa é pintado com tinta epóx na cor preto fosco,secagem em estufa a 200º.

A face pricipal é aplicada película refletiva AI (ALTA INTESIDADE) na cor prata com refletança de acordo com as normas da ABNT.

Montado em partes e em forma de ''V'' para evitar vandalismo conforme desenho abaixo.resina de poliéster ou sintética, de alta resistência mecânica, com cargas minerais não reativas, com duas abas externas de fixação. Fornecido na cor amarela.


Os trechos destacados em verde se referem ao seguinte: não há desenho algum na página e o produto é pintado de preto com refletor branco. Que história é essa de cor amarela?! Na verdade, a resina amarela é usada pra fazer outros produtos, como os tachões (olho-de-gato, aqueles pequenos obstáculos de forma trapezoidal que ficam em cima das faixas) e acabou indo parar na página desse produto, que é de chapa de aço. Caramba, para um site empresarial IT'S VERY TOSK!...

Nenhum comentário: