19.5.06

Trash instrumental: essa, só aqui!

Não gosto de Tom & Jerry. Mãns de um pequeno número de episódios, eu gostei... Por incrível que possa parecer, são os 30 episódios produzidos pela Filmation Associates no ano de 1980.
Digamos que a dupla nunca foi tão trash quanto nessa série, animada totalmente 'nas coxas' (em um episódio onde Jerry é dominado por um "alienígena", que na verdade é Tom, algumas cenas são desenhadas com régua!!!) e com uma trilha sonora, que pela primeira vez quebrava o padrão criado por Walt Disney, e deixava de acompanhar cada detalhe das cenas. Ao contrário, a trilha era composta apenas de BGMs. Por sinal, os mais legais, na minha opinião, já vistos no hemisfério ocidental, empatando com a trilha sonora da dublagem clássica (versão Maga) de Chaves e Chapolin. A trilha sonora dessa série é completamente pop, tem até sintetizador na parada, mais popular que a de muitos desenhos que tem por aí hoje!

Eu imaginava que essa série fosse mais antiga do que a série produzida já pelos próprios estúdios Hanna-Barbera, na qual os dois não brigam mais e são desenhados por Iwao Takamoto. Mas não: essa série de 1975, e a outra a qual nos referimos é de 1980 - e nos anos 80, Tom e Jerry já brigam como outrora.
Os episódios dessa época são exibidos pelo SBT desde não sei quando (porquê chegar ao Brasil no próprio 1980 naquela época seria rápido demais) até hoje. A Filmation se tornaria mais conhecida por outros desenhos, igualmente feitos para televisão e nas coxas: He-Man e She-Ra.

Bem, pensando em tudo isso, trago à vocês na interpretação de Fim da PIcada, uma rara peça de música trash instrumental: o Tributo às BGMs de Tom e Jerry.
Antes que vocês reclamem que 'o som está alto', é assim mesmo: as BGMs desse desenho animado, não sabemos por quê, tinham o áudio comprimido - por um compressor, mesmo, quem trabalha com som ou toca guitarra sabe o que é isso. Eu tentei simular isso no programa de gravação de áudio.
Sò sei que os caras foram pioneiraços em descobrir isso: anos depois, muitas músicas dançantes com bateria 'comprimida' fariam enorme sucesso, e algumas fazem as pessoas dançar até hoje.

EDIT: O ID3 Tag do arquivo está errado, como dissemos aqui, esses 30 episódios foram produzidos pela Filmation. O logo da MGM que aparece no final é uma edição feita pelo SBT, é provável que a MGM não tenha nada a ver com essa série - já não tinha com a série de 1975, da Hanna-Barbera.
As mesmas BGMs aparecem em outro desenho da mesma época e produtora, uma nova versão do Droopy, também já exibida pelo SBT e que muito de vez em quando aparecem alguns episódios na TV a cabo.


Agradecimentos: The Tom & Jerry Online
E saiba mais, muito mais, sobre a Filmation no site Ghostbusters Brasil. (Você sabia que foi a Filmation que inventou esse lance de caça-fantasmas?...)

Nenhum comentário: