31.1.08

Phultz, esqueci!!

Dia 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional. Segundo o Portal da Turma da Mônica, o italiano Ângelo Agostini publicou em 30 de janeiro de 1869, "Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem da Corte", a primeira HQ do Brasil e uma das mais antigas do mundo. (Cacetada, nessa época Zicky Zira já tinha 91 anos...)

O que nos leva a dizer aquela vecchia história de: cadê as HQs dos seus personagens no seu site temático??? Calma, Beth, calma! (O quê, 60% dos leitores não entenderam essa piada?...)
Acabo de instalar os programas necessários para tanto e se Diôs quissêr, já já, começam a sair as primeiras HQs no site.

Mas é devagar, é devagar, é devagar devagarinho (agora sim a galera entendeu) porquê eu cultivei um péssimo vício de sempre fazer as HQs na maioria das vezes pra mim mesmo, enfim, elas não tem qualidade suficiente... essa preocupação só começou a surgir a partir de 2002, quando conheci o trabalho do animador Lon Smart (atualmente sem site) e de outros profissionais que fizeram entender que tudo o que eu fazia era uma bella de uma porcaria - e até mesmo de não-profissionais, como pessoas que eu até conheci pessoalmente, sem abordar esse assunto. Afinal, nunca usei o chamado "material adequado" - não se faz HQs profissionais com lápis HB "número 2" e caneta Bic preta...

Quer dizer, o que eu fiz de 1991 (data das páginas mais antigas que sobreviveram) até hoje, como arte de artistas plásticos, até que seria válido... (taí Moebius, Jules Feiffer e Usui Yoshito que não me deixam mentir) mas o estilo que eu persigo, é justamente o contrário, é o da arte "comercial". Essa, ninguém me deu uma dica sequer de como chegar lá. Tudo o que eu aprendi foi pegando uma coisa daqui, outra dali, no grande supermercado da vida. Mas falta muito pra completar a lista, ah, como falta... Este assunto ainda não acabou e ainda pretendo escrever sobre isto no Personagens & Cia. Valeu, pessoal, e vivam as HQs brasileiras!!

O MAURÍCIO DE SOUSA TUSSIU...
PS: Acaba de sair no G1: o personagem japonês de Maurício de Sousa que comemora os 100 anos de imigração japonesa no Brasil vai se chamar, vejam vocês, Tikara, que representa força, vigor e energia. Ah, o que tem a ver? Tikara Filmes, era como se passou a chamar, a partir de algum ponto dos anos 90, a empresa Everest Vídeo, de Toshihiko Egashira, que trouxe os primeiros tokusatsus ao Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Igor, eu gostei dessa notícia. Olha, eu tenho uma surpresa pra você: Cadastrei e postei um Vídeo da Abertura da Salt Cover de 1981 com a nova versão igualzinha ao original. se você ver, Me adicione como amigo. O meu é: fabiomusictv. Eu sou fã número Uuuuuuuuuuuum!!! Um abraço do seu colega de trabalho Fábio!

Anônimo disse...

O vídeo que está postado, será no VIDEOLOG. Um abraço! Fábio.

Igor C. Barros disse...

Ô Fábio, valeu... você só esqueceu de dizer que você estava no Videolog! Felizmente pensei nisso e achei o vídeo, que está muito bom... Eu é que fui meio apressado, reconheço, mas o mês de janeiro foi de férias um tanto frustradas. Mas 2008 só está começando, e se Deus quiser, teremos muitas emoções - e não como nas novelas mexicanas! Um abraço.

Anônimo disse...

Sim, já postei um vídeo da Salt Cover de 1982, uma vinheta da Rede Globo que tem a chamada de "Quem Ama, Não Mata". No meu ela diz: "Quem Mata Não Odeia", e a Trilha Sonora é 100% igualzinha do original! Não sou um "crianço" (palavra que o Stacy do "Zicky Zira" diz), mas sim com 17 anos eu decreto como fã do seu site. Um abraço!!!!