26.1.08

Explicando coisas que ninguém me perguntou...

No final do nosso último vídeo, aparece nos créditos dos anos 50 a estranha função de "operador de graytellop". Que diacho seria isso?
Segundo um texto de Elmo Francfort, datado de 2001, esse foi um dos primeiros equipamentos de efeitos especiais usados na TV. Ele fazia... fusões! O segundo efeito mais básico da TV depois do corte. O nome seria uma corruptela de "tela cinza" em inglês, que era o que acontecia no meio das fusões. Só a TV Tupi, segundo Francfort, teve esse equipamento, desenvolvido pela RCA Victor. (É, a Tupi e a Salt Cover, agora...)

E não era nem entre câmeras: era entre cartazes, o bisavô do still store, ou dos TGAs levados ao ar por geradores de caracteres atuais. O graytellop (também chamado de GT) era formado por um jogo de espelhos, duas lâmpadas e duas alavancas, alêm de um "camera block" (sei lá se esse termo se aplica á cãmeras de tubo em P&B). A pessoa tinha que, abaixar uma alavanca e subir a outra, na mesma velocidade, pra fazer uma lâmpada se apagar e a outra acender gradualmente, gerando uma fusão entre um cartaz e outro. E uma câmera filmava a saída do jogo de espelhos. Para a época, o resultado era impressionante. Não sei se era fácil de trocar os cartazes, desse jeito o pessoal podia até fazer uma espécie de bisavô do Power Point.
O que eu acho mais incrível é que nem havia como fazer um circuito elétrico que criasse um "crossfade" entre as duas lâmpadas com um controle só, era tudo manualzaço mesmo! Segundo Francfort, um dos primeiros operadores dessa coisa tão simples era japonês, e o segundo só entrou depois de vários meses de treinamento...
Era em aparelhos como esse que se "distraía" o publico na época. Segundo consta, haviam vários minutos de espera, na época da TV 100% ao vivo entre um programa e outro, que eram preenchidos com a famosa tela do índio e outras coisas. Pelo menos utilizando-se de efeitos visuais como esses, o público não se enjoava tanto. Daí eu imagino o assombro quando o pessoal viu pela primeira vez os programas gravados em videotape...

3 comentários:

Hamilton disse...

essa foi bem interessante, igor...
um assunto que nunca imaginaria ler em algum lugar e você outra vez provando que é fanático por (d)efeitos visuais e gerador de caracteres...

mais uma vez aprendendo em seus sites!

abraços

Rodolfo Matos disse...

Falando em perguntas, você pode me dizer qual é a música da vinheta do Phutebol'87? É que conheço-a desde muito tempo, mas nunca soube o nome dela.

Igor C. Barros disse...

Rapaz, não sei... a bem da verdade, eu toquei essa música porquê ela seria o tema do vôlei, não do futebol, e não sei o nome dela...

Mas o tema do futebol naquela época, por incrível que pareça, eu sei, é "Guaycá", música instrumental de César Camargo Mariano, do álbum Ponte das Estrelas. (não, não tenho esse disco, gostaria de tê-lo, o nome eu acabo de pesquisar na Wikipédia). Ele foi uma espécie de Giorgio Moroder Brasileiro, sendo um dos primeiros a usar sintetizador em suas músicas. Desconfio que tem pelo menos mais umas duas músicas deste usadas como BGMs por aí.