1.11.06

Esse amor é azul, como o mar é azul... Ah, essas cores...

Não entendia muito bem porquê que algumas pessoas achavam os personagens em "Tiny Toon" coloridos demais a ponto de se incomodarem com isso. Eu vi há pouco tempo aquele comercial das explosões de tinta do televisor Sony Bravia e aquilo me incomodou. Muita gente (eu, inclusive) acha um tremendo mau gosto aqueles pintinhos verdes e cor-de-rosa vendidos em feiras, além de iniciativas semelhantes em poodles. Nos anos 80, nos EUA, uma dieta alimentar (totalmente bizarra e furada) fazia as pessoas se alimentarem somente de omeletes... mas o segredo da dieta era a cor deles, verde, que fazia as pessoas comerem pouco ou nada daquilo.
Nem cores sem saturação escapam: Michael Jackson apareceu branco quando lançou o álbum "Bad" e surpreendeu a todos. Na verdade ele tinha vitiligo, por isso cobria só uma das mãos com uma luva, anos antes.

É, pessoal. Muitas vezes, as cores também podem nos incomodar pra caramba, sobretudo quando presentes em locais inesperados. Em 1995, algumas pessoas ruivas na Suécia estavam ficando com os cabelos verdes por uma intoxicação de cobre na água. Aqui no Brasil, uma ninhada de boxers brancos chamou a atenção por um dos filhotes ter saído... hã... verde (na verdade, é por causa da placenta que, sei lá por quê, reage com o pêlo branco desses cães).
E agora, direto dos Estádios Unídios, um californiano chamado Paul Karason fez um tratamento com prata coloidal (que reveste o interior de filtros de água, aqueles de barro) que seria um tratamento "alternativo" contra dermatite, e acabou ficando... verde? Pior: azul. Segue o link pra matéria no IG. Além de passar a prata na pele, ele também a ingeriu.
A bem da verdade, não é bem azul, é um meio "cinza", como o dos personagens do desenho Múmias Vivas. Mas que o cara arrumou sarna para se coçar nos anos que lhe restam, ah, isso arrumou. Segundo o FDA, ele estaria com argirismo (ou argiria) um descoloramento da pele na qual esta se torna acinzentada.

O que me lembra, desgraciadamente, algo que aconteceu há exatos 10 anos. Um dos programas de TV que mais me incomodou até hoje foi um Frugal Gourmet, em que Jeff Smith, para provar a importância das cores na cozinha, fez uma mesa repleta de alimentos cenográficos (boa parte deles não era mais comestível) todos azuis: pão, frango, ovos cozidos, vinho, macarrão, etc.
Não ciano, azul mesmo, como os personagens do vídeo que eu postei no 4Shared. Eles até que dá pra levar, já aquela mesa, pellamordeDeus, era horrível demais de ver aquilo...

Phalando sério (no próximo post falaremos engraçado, eu prometo), a prata coloidal foi vendida por muitos anos nos EUA de forma fraudulenta, prometendo curas de um monte de doenças. Aqueles anúncios totalmente "171" que apareciam em jornais e revistas não são exclusividade brasileira, portanto... O resultado foram pessoas acinzentadas ou completamente cinzas, a ponto de se recusarem a ser fotografadas até por jornais científicos! (segundo o site de Rosemary Jacobs, outra vítima da prata coloidal.) Todos com o mesmo problema de Paul Karason, agora.

Nenhum comentário: