1.12.06

Planeta China: nem Blu-Ray, nem HD-DVD!

O sucessor do DVD, para os chineses, já está escolhido: o EVD - Enhanced Versatile Disc. Do mesmo tamanho dos DVDs que existem atualmente, o EVD tem, segundo a fonte, 5 vezes mais qualidade de imagem (ô loco, meu) além de guardar mais informações, mesmo sendo do mesmo tamanho!
Todos os processos relativos ao EVD, como codificação de áudio e vídeo, além de (argh) sistema de prote$ão de direitos, foram desenvolvidos na China. Por causa disso, as empresas vão ganhar mais produzindo EVD players do que DVD players. O preço de um deles está extremamente baixo (hoje em dia, pelo preço de um vídeocassete VHS você compra dois ou três, não era assim por volta de 2002, 2003...), fazendo as empresas chinesas quase não terem lucro com DVD players, pelo preço das patentes que precisam pagar à empresas japonesas e estadunidenses.
Entre os desenvolvedores do EVD, somente a marca SVA é conhecida no Brasil. Mas não creio que isso vá ser lançado no Brasil, acho que o EVD vai pegar mais é por lá mesmo, na China (onde gente pra comprar isso não falta), porquê a indústria precisa produzir muitos títulos nesse formato, além dos [ajoelhando-se no chão] *smack* sacrossantos gravadores de EVD de mesa e para computador. Fora as mídias. Na América Latina, o que eu sinto é que o DVD será o "VHS" do futuro, e espero, livre de qualquer tipo de limitações, e um dos dois (Blu-Ray ou HD-DVD) será o padrão de alta definição do mercado. Qual deles? Faço a menor idéia...
O EVD já tem artigo na Wikipedia, ainda um tanto em construção, mas tem.

E mais uma prova de que isso vai ser uma tecnologia local é o CVD - China Video Disc, um sistema que usa CDs, derivado do formato VCD, no qual estão boa parte dos philmes disponíveis no obscuro mercado chinês.
Tõ ficando velho... ainda me lembro quando meu pai ganhou um CD player no consórcio, em 1988, e no manual tinha um aviso para não aumentar muito os 'agudos' que poderia danificar os alto-falantes...

Nenhum comentário: