4.12.06

Folha de São Paulo, caderno "Dinheiro", 4/12/2006:

A Mattel estava pensando em produzir as bonecas Barbie no Brasil e... e... desistiram da idéia! Segundo eles, a burocracia e a importação de Mr. Da Silva's 3rd-world-country tornariam os produtos muito caros. As bonecas seguirão partindo da China para o resto do mundo. Curiosamente, é também da China que partem as falsificações da personagem.

Por volta de 1996 eu já comecei a ficar decepcionado porquê a Estrela deixou de ser uma fabricante de brinquedos para ser uma mera importadora (e olha que aos 20 anos eu nem era mais cliente deles...). E agora, nem isso: a Mattel, uma de suas fornecedoras, já compete há alguns anos com a própria Estrela, também importando as baghassas.

Da China também sairão as primeiras animações comerciais da TV brasileira, isto é, as primeiras séries animadas feitas nos mesmos moldes dos países estrangeiros, planejadas aqui no Brasil e animadas adivinha aonde? Na China, of course (ou melhor:
中国, 当然!, segundo o Babelfish.) A Rosalyn e sua turma (um dos projetos da minha vida), caso algum dia cheguem lá, talvez sejam uma série entre milhares, mas tudo bem. Este é o Brasil, minha gente. Ou melhor: era! Não sei se daqui a uns 20 anos, o pãozinho da padaria da esquina também será chinês. E ainda falam em BRIC. Não sei o que o Brasil tem a ver com essas três superpotências...

Nenhum comentário: