2.12.06

Globo faz concurso de... soletração!!

Era só o que faltava. Depois do Halloween, mais uma coisa totalmente estadunidense, e porque não dizer, ianque, chega ao Brasil: os concursos de soletração, um fenômeno típico de países de língua inglesa apenas, que você já deve ter visto em mais de 10 desenhos animados, como Os Simpsons, Padrinhos Mágicos, Rugrats, etc. - enfim, qualquer desenho animado que mostre uma criança no primeiro grau da escola, pode ter certeza, qualquer dia desses vai mostrar um concurso de soletração, que nos EUA são chamados de Spelling Bee. O concurso será promovido pelo Fantástico (programa de TV brasileiro, para os marcianos que estiverem lendo), segundo a Folha de São Paulo.

E porquê existe isso? Segundo o (excelente) site Engilsh Made in Brazil, o idioma inglês tem uma das piores correlações entre o que se escreve e o que se pronuncia. Só as vogais podem ter uns cinco sons diferentes para a mesma escrita!!! - veja exemplos nesta página. Resultado, adivinhar como se escreve uma palavra a partir do que se pronuncia pode ser uma tarefa bem mais difícil do que se imagina, até mesmo para os próprios nativos! Por isso não é nenhum sinal de pouca inteligência saber soletrar palavras em Imgrêiz.

A língua portuguesa, por outro lado, tem uma correlação muito maior, por causa da presença dos sinais diacríticos - essas coisas que são o terror de muitos dos que acessam sites na Internet e v??m quadradinhos ou pontos de interroga?o (Esse tipo de ponto de interrogação é XENOFOBIA!!!) Nosso caso aí já é muito mais simples: há uma forma certa e algumas erradas de se escrever as palavras, não de se pronunciar.

A propósito, prestando um serviço à comunidade: duas expressões que eu já cansei de ver escritas erradas. A primeira é "Nada haver", quando o correto é nada a ver - "haver" é verbo, e no caso deveria concordar com o sujeito indeterminado: "Nada há"... E a segunda é "se", como corruptela de você, que não se escreve com S, e sim com C, então se escreve , com acento. Não sou o professor Pasquale, mas é isso.

Nenhum comentário: