19.9.06

G1: cheiro de Proconsult no ar?...

As Organizações Globo apresentam o mais novo site de notícias da Web: o G1 - http://g1.globo.com/. O site promete fazer, segundo o Jornal Nacional de ontem, uma grande cobertura das eleições deste ano.
Não sei por quê, mas me veio na cabeça imediatamente o phatídico Show das Eleições, de 1982... um programa da Rede Globo que eu, sinceramente, adoraria ver no YouTube.
EDIT: Antes que o Ali Kamel me xingue nos comentários: Miro Teixeira (PMDB), candidato favorito nas pesquisas, em entrevista ao Observatório da Imprensa, afirma que a Globo não teve nada a ver com a fraude nas eleições - tanto que ele teria reconhecido sua derrota bem antes da fraude ser notada. A fraude seria feita pelo SNI, para eleger o candidato do governo - Moreira Franco, do recém-criado PDS, sucessor da Arena - para, com isso, ter mais cadeiras no colégio eleitoral que elegeria o presidente indiretamente em 1984. A frande incluia o preenchimento de votos em branco, além da programação deliberada nos computadores da Proconsult para tirar votos de Brizola. Ou seja: é provável que a Globo não mostre o Show das Eleições para ninguém por pura vergonha mesmo... O pior é que a Proconsult existe até hoje: ela era um braço da empresa Racimec criado especialmente para essa finalidade (totalização de votos), e a Racimec hoje se chama GTech, tendo essa empresa o monopólio das máquinas e computadores usados em casas lotéricas. Aparentemente dessa, a Globo se saphou.

Nenhum comentário: