11.9.06

11 de setembro: depois de 2001, a música "September" de Earth, Wind & Fire nunca mais seria a mesma...

Há 5 anos, em uma terça-feira, o mundo perdia as inesquecíveis torres do World Trade Center. Me lembro que fui acordado pelo meu irmão, falando que um prédio nos EUA estava pegando fogo e que estava passando em todos os canais. Peguei o negócio antes de chegar o segundo avião, e levei um dos maiores sustos da minha vida quando o primeiro prédio simplesmente desmoronou, pegando todo mundo de surpresa. Gritei "Nããããao" na frente da TV, como se fosse estadunidense... mesmo não tendo absolutely nothing to do with the fish - embora a minha phamília tenha alguns parentes que são empresários em Newark, Nova Jersey, uma cidade com grande concentração de brasileiros a alguns quilômetros de La Grande Manzana. O WTC caiu como se fosse uma implosão, algo que eu já vi algumas vezes pela TV, só que não causada por um avião lotado em um prédio idem...

Carlos Nascimento narrava a ocasião pela Rede Globo (felizmente, podia ser o Galvão Bueno...) e ninguém entendia mais nada. Demorou um pouco pra se perceber que os dois prédios desabaram por causa de dois aviões que pegaram os prédios em cheio. E que aquilo não era mais um filme de Róliud, e sim a mais pura realidade!!

O mundo, os EUA, seus filmes, os vôos internacionais, até mesmo o Casseta & Planeta, nada mais foi o mesmo dali em diante. O C&P que foi ao ar naquela mesma terça-feira e os seguintes não comentaram nada a respeito de prédios, aviões e tal. Mãns, o hoje desprezado Chico Anysio foi o primeiro a ter coragem de fazer humor em cima do acontecimento: em Zorra Total, seu personagem Alberto Roberto falou dos aviãeses que caíram sobre as torres eugênias. Se houvesse Pânico na TV naquela época, eu não duvido que eles abordassem amplamente o assunto sem maiores pudores. Mas enfim...
Não sei se foi por isso que a Nickelodeon amanheceu phora do ar hoje, nem sei o que a presença de seus programas (todos falados em português, a propósito) teria de impeditivo para cerimônias de luto pelo 11/9. Sei lá.
De resto, o Brasil continua o mesmo. As bandeiras dos EUA deram um tempo, por causa das eleições, mas em breve elas voltarão a ser ostentadas com orgulho pelos cidadães brasileiros...

Nenhum comentário: