12.1.06

Por essa eu não imaginava

No programa Djalma Jorge Show, da rádio Jovem Pan 2, temporadas de 1993 a 1996, um dos quadros do programa que eles deveriam adorar fazer era o dos professores: Professor Talaco e Professor Odilon eram apenas Tutinha e seu não identificado parceiro no programa (o Chefe Bródi) falando com as vozes distorcidas, sem BGM, sem efeitos sonoros, sem nada, na maioria das vezes tudo no improviso E ainda assim, acredite: eles conseguiam ser muito engraçados (não sei se alguns quadros também foram feitos por Tutinha e Emílio Surita).
Talaco e Odilon respondiam perguntas sobre vestibular e outros temas bastante caros ao público-alvo de Djalma Jorge Show.

O que eu não imaginava é que talvez a inspiração para esse quadro estava alguns andares abaixo, na rádio Jovem Pan 1, a rádio AM do grupo. Na JP1, o professor Odilon Soares Leme tira dúvidas sobre a língua portuguesa, esse quadro inclusive faz parte do site dessa rádio.

Esse quadro de humor foi a base para o quadro semelhante do Pânico na TV, onde Emílio e Carioca são professores com vozes igualmente distorcidas, mas que fazem testes em uma mistura de Jackass com Mythbusters. E posso dizer que não fazem feio perto dos 'professores aloprados' do rádio FM de 1993.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! Eu não conhecia esse Prof. Odilon "na vida real". É bem possível que ele tenha inspirado o quadro.
Adoro os áudios do Djalma Jorge Show. Pena que eu não acompanhei o programa quando ele era exibido na JP.
O Chefe Bródi é realmente um mistério. Muita gente acredita que o Djalma era o Emílio, mas os envolvidos no programa desmentem. Uma vez a Rosana Hermann abriu uma sala de bate-papo. Algumas pessoas perguntaram se o Djalma era o Emílio. Ela foi categórica: O Djalma sempre foi oTutinha e mais ninguém. De qualquer modo, o dono da JP já disse, em entrevista à revista TRIP, que o Emílio era peça fundamental no programa. Talvez, além de roteirista e locutor de alguns comerciais, o Emílio também fosse o misterioso Chefe Bródi.... Mas eu ainda acho que o Djalma era feito pelo Emílio.

Igor C. Barros disse...

Pois é, Reverendo... mas o que eu quis dizer, no caso, é que Emílio Surita, ás vezes, seria o Professor Odilon desse quadro.
Muito embora eu tenho a gravação de um único programa, em 1993, que dá a entender que a voz de Djalma é de outra pessoa... o cara 'tenta' imitar o personagem, mas mais parece o Sérgio Chapelin. Em breve-lhes, aqui, nesta Internet!! Valeu por ter escrito.