3.11.05

Vai faltar rico em São Paulo!

Aí você vai pensar, mas por quê, já que os ricos são tão poucos? Exato, são poucos. Mas lugar para eles comprarem e morarem está sobrando!!
A cidade de Sâo Paulo parece estar vivendo um "boom" imobiliário. Aqui onde eu moro é possível ver 5 prédios em construção, e tem mais 2 que já estão com estandes de vendas montados. Eu sou assinante da Folha de São Paulo, e fico as vezes com um pouco de raiva... o jornal vem grosso, pesado, aí eu acho que são muitas notícias (sim, só recentemente aprendi a gostar do Primeiro Caderno) mas não... mais de 1/3 delas é publicidade de imóveis! Sempre em fartura: página dupla, páginas ímpares, as vezes em papel diferenciado, e por aí vai.

E o padrão dos imóveis? Já se foi o tempo em que era muito os prédios terem uma vaga de garagem. Atualmente são cerca de 4 ou 5. Piscina e quadras esportivas, então, já viraram "ítem de série". Alguns prédios agora tem uma espécie de home-theater coletivo, um local para shows com isolamento acústico, praças de massagem, um prédio tem três piscinas diferentes conforme a faixa etária, e por aí vai. De tudo isso, a única coisa útil que eu acho é o no-break: alguns prédios agora tem gerador de eletricidade. Aqui na Vila Mariana (o véio e cansado circuito 011 - alô AES Eletropaulo, um abraço!), onde a energia elétrica vive caindo sem motivo, ia ser ótimo. Cada vez mais se vêem ofertas de prédios duplex com triplex na cobertura. Pra você, que assim como eu é pobre, duplex é um apartamento com dois andares.

Ao menos não vamos ter aquela coisa horrorosa do Maharishi São Paulo Tower, um prédio comercial em estilo indiano. Tipo assim, tudo a ver com São Paulo, com o Brasil, com a América do Sul, com o Hemisfério Ocidental e por aí vai. O prédio seria o mais alto da América do Sul, mas teve a construção rejeitada pelo governo em 2000, e vai ser construído nos Estados Unidos agora. Eu vi as ilustrações do comercial impresso de lançamento, e posso dizer que os prédios do Artacho Jurado (Edifício Pacaembu, na frente da Câmara Municipal, Edifício Cinderela, etc.) são muito mais agradáveis de se ver do que aquilo...

Enfim, sinceramente, galera: vai faltar rico pra morar em tanto prédio caro! A menos que eles estejam lançando as sementes para os pobres do futuro, conforme os prédios forem ficando velhos... Se bem que é provável que isso não aconteça, os prédios de Higienópolis tão bem véinhos, e nem por isso há pessoas menos abastadas morando neles.

Já o governo estadual - do pré-candidato Geraldo Alckmin, um nome que o Brasil ainda vai ouvir falar muito em 2006 - tenta ir um pouco pela contramão: alguns novos conjuntos habitacionais agora tem elevadores e acesso à Internet.

Nenhum comentário: