22.4.05

"Síndrome de Doraemon" vai tirar Chaves do ar!

( Post em rede com "SodTV!" - http://sodtv.blogspot.com )
Como webmaster do site "Tinha que ser o Chaves", é lógico que fiquei preocupado com a notícia publicada na coluna de Daniel Castro, na Folha de São Paulo, de 22 de abril de 2005.
Chaves e Chapolin, as séries mexicanas com episódios gravados entre 1971 e 1979, e que batiam recordes de longevidade, parece que estão agonizando no SBT - e o que é pior, ao contrário de outras épocas, quando se achava que outras emissoras estavam de olho nas séries, (a Record parece que já tentou comprar Chaves, a Globo elogia a série em seus veículos impressos) parece que elas partirão do SBT para o mais completo limbo.

(Não sei se vai ser mais fácil assistir ao "Show das Eleições" que a Globo fez em 1982 e diz que não tem mais no arquivo, onde ela disse que Brizola perdeu em primeiro lugar, do que Chaves e Chapolin, agora...)

Por serem latino-americanas e em videotape, elas também fogem do padrão da TV por assinatura, de canais como
Retrô, Boomerang, Discovery Kids e até mesmo a TV Rá-Tim-Bum, esta mais aberta ao VT e a séries não-estadunidenses do que as outras.
(Se você não entendeu, séries de TV como "Bonanza", "Duro na Queda", etc. eram gravadas em película, como se fosse cinema. Chaves foi a segunda dublagem no Brasil a ser feita a partir de
vídeo, a primeira foi a primeira novela mexicana a ser exibida no Brasil, "Os Ricos Também Choram".)

Chapolin já estava fora do ar. Chaves saiu durante alguns meses, mas agora parece que a batata de Chaves assou. É que a Televisa, a emissora que produziu a série, estaria cobrando muito caro por ela agora, um valor que o SBT discorda. O que eu chamo de
"Síndrome de Doraemon".

Segundo o site JBox.tk, Doraemon é uma série de desenhos animados feita no Japão que tem praticamente a mesma idade de "Chaves" - com uma diferença, ela existe até hoje. E, assim como Chaves (comparação minha, não do JBox), conquista o público com histórias simples, divertidas e engraçadas, sem tramas intrincadas (ouviram, Walcyr Carrasco e João Kleber?)
Algumas emissoras já tentaram trazer Doraemon para o Brasil, mas não conseguiram porquê esbarraram no preço. É que há uma singela diferença quando se fala de "desenho animado": no ocidente, ele é uma mera animação. Já no oriente, além disso, ele pode ser sitcom e até mesmo cinema. Enfim, Doraemon é tratado pelos detentores de seus direitos como uma série de verdade - tese com a qual os executivos brasileiros não concordam. E fica por aí, eles lá, e nós aqui.

A mesma coisa está acontecendo com "Chaves", que até foi tratado como
"uma série de verdade" em 2003, quando Sônia Abrão estava no SBT, com o Falando Francamente - até conseguindo trazer um ator do elenco (Edgar Vivar, o Sr. Barriga) para o Brasil.
Mas ao mudar de emissora, para a Record, cujos telejornais costumam sofrer com as estripolias do moleque mexicano, ela nunca mais tocou no assunto - afinal, a Record/Universal e o SBT se odeiam a ponto de fazer as torcidas de Boca e River parecerem se amar.

E Chaves voltou a ser "o tapa-buraco do SBT" - tanto é que voltou no lugar do extinto programa de fofocas "Cor-de-Rosa". E infelizmente assim permaneceu até hoje.

Os fãs CH são os mais azarados de todos os fãs de séries de TV que podem existir. Rubens Barrichello é sortudo, perto de nós. Mesmo por quê, não vemos os fãs de Bonanza ou de Star Trek se preocupando com as fitas das séries ficarem amassadas, e com a ameaça delas saírem
definitivamente do ar, sem serem exibidas em lugar algum, a não ser no exterior - e preferencialmente em emissoras que não transmitem o seu sinal via Internet. E o que é pior, sem que os astros originais movam uma palha quanto à isso - não sei por quê, os caras acham que o Brasil é muito longe (mais do que a Argentina, que eles vivem visitando) e devem achar o nosso português incompreensível.

E assim vai a vida, de lágrima em lágrima, de Marcelo Rezende em Marcelo Rezende, de Dênnis Munhoz em Dennis Munhoz. E de "Guinness" em "Guinness".
A partir de julho, João Kleber, invista fundo nas suas séries de humor que você diz que são melhores que o Chaves. Do jeito que o herói mexicano anda, é capaz que pareçam melhores mesmo.

"Esta, pelo menos, é a minha versão."
[EDIT: Por passar a exibir sitcoms latino-americanas e em videotape, a Nickelodeon poderia exibir as séries CH. O desenho animado do Chaves, produzido a partir de 2006, está sendo exibido pelo Cartoon Network.]

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos torcer pela "Volta Atrás" do SBT!!! Chaves não pode morrer no Brasil! Vamos fazer um protesto "Queremos Chaves!" Vamos fazê-lo sobreviver!!!!!!!!!!!! I love Chaves, amo el Chavo del Ocho!!!!!!!!!!!!!!

Pedro Junior