7.11.05

A animação é a saída!

Em 2005, o SBT exibiu no "Sábado Animado", de manhã, um longa-metragem animado bem feito pra caramba... mas com um curioso detalhe: as músicas da trilha sonora eram cantadas em espanhol.
Deixei gravando e fui conferir os créditos, e descobri, com um certo espanto, que se tratava de uma produção argentina! Estava assistindo ao longa Los Pintin al Rescate, de Franco Bittolo. Não sei qual o nome que a produção ganhou em português. Mas era uma coisa sensacional de bem feito. (EDIT: O Resgate de Luna)

Também no SBT, Dibu apareceu em dois longas também realizados naquele país - a diferença é que Dibu é um "toon", à la Roger Rabbit, e contracena com seres humanos. E mais uma vez, ele é que nem o pessoal do Los Pintín, você bate o olho e não imagina que ele é argentino. Aparentemente o personagem agradou: Dibu 1 e 2 foram exibidos pelo SBT, e na Argentina acaba de estrear Dibu 3, La Gran Aventura - aliás, para desespero dos mais puristas, neste longa o personagem contracena tanto com atores de verdade quanto com personagens criados por computação gráfica, o calo no sapato dos animadores.
Dibu e Los Pintin são produções da Patagonik Film Group, com o apoio da Telefé - isso mesmo, a (ir)responsável pelas (argh) Chiquititas. Só soube disso ao procurar pelo assunto e chegar ao site do Dibu 3.
Dibu, na verdade, protagoniza uma série produzida entre 1996 e 1998 com mais de 100 episódios, e que foi um tremendo sucesso, o que ocasionou também o sucesso dos longas. (Pra você ter uma idéia do que isso significa, Animaniacs teve 99 episódios. Mas tudo bem: Doraemon começou em 1978 e está aí até hoje...)
Não sabemos se a série ainda é produzida, mas ela já está sendo exibida também no exterior, em mais de 35 países, segundo o site oficial. Menos en el Bracíl, e claro. Aliás, gente, taí uma boa sugestão: Dibu como o primeiro desenho animado a ser exibido pela RedeTV!, não seria nada mal. Bem melhor do que certos programas que eles inventaram ultimamente.

A TV Cultura pensa em apoiar a produção de desenhos animados - ainda que importada da China, onde são feitas algumas das séries de TV que passam no Canadá e Estados Unidos. Já não era sem tempo. Coréia do Sul e Filipinas também são o lar de outras séries que entretêem os Estados Unidos, e poderiam muito bem ser bases de produção de criações nacionais. Inclusive uma tal Rosalyn...

A televisão brasileira perde muito ao não pensar em animação. Novelas? Deixa a Globo fazer as três, e o SBT dublar as quatro ou cinco deles. Animação é a palavra, algo que podia dar uma renovada sensacional na cansada TV brasileira. Anabel e Turma da Mõnica já estão aí, mas... sucesso, só mesmo de personagens importados e publicidade. O Brasil ainda espera aquela que será sua primeira série de animação de sucesso.

E ela ainda virá. Antes que a Globo faça a sua primeira novela protagonizada por cães ou coisa assim...

Um comentário:

  1. Eu tb vi esse filme dos Pintins. Aqui recebeu o nome de O Resgate de Luna! Gostei bastante! Estou postando no meu blog somente agora o comentário (demorei muito com ele parado, he, he)... Dê uma olhada!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar neste blog! Lembrando que, se você não concorda frontalmente com as opiniões expressas aqui, sempre tem o Blog do Cardoso, o Cocadaboa ou as colunas do Mainardi na Veja, que possivelmente agradar-lhe-ão muito mais...