29.12.06

O ano está acabando...

Até começar
Meio que estressante, um pó
Disneyworld, Moscou,
chulé com um pé só
Tela pipocarem
Oh, e a Time, colega vende lá
Inglês de people UOL
E quem gorou,
pretendo day bay day
Quem somou,
andei, subi mior trem
Miar na pauta
Orfei, Fat Family
Drive-thru
is love is all Mimi

Iarnuou, Iarnistilve

Iarnuou, cê simarakê
so lesta silve
Cessa Taito Mickey
USA me all my life
Fifty-thru oressimberedê
Furou em mim.

Well, sebo nohó
Tu depois, que samba quer?
Menelar, pipi
Citroën, Carefree
Gogo chronos
ai Firestone dubrê
And so we UOL
A lente marcha-a-rè

Iarnuou, Iarnistilve

Iarnuou, cessimarakê
so lesta silve
Cessa Taito Mickey
USA me all my life
Fifty-two oressimberedê
Furou em mim

Bemge Daileon!
The Sims na roupa eral
But we tchê belí
Is jump the Mickey Mouse
Ué ué ué ué, é realaize
Odete chá em quem ouve só
Quem vir
Os trem, chiclete em pó!!
Uó uó uó uó

Iarnuou, Iarnistilve
Iarnuou, cê simarakê
so lesta silve
Cessa taito Mickey
USA me all my life
Fifty-two oressim beredêi
Furou em mim!
(Roda verrera!)

Ouça em streaming: clique aqui e Pheliz 2007 galera!!!

26.12.06

James Brown, Braguinha... Músicos resolvem ir embora no Natal

Hoje é dia útil no Brasil, e na Inglaterra e no Japão ainda é feriado (na Inglaterra é o Boxing Day, o "dia de abrir os presentes", onde aí sim, todas as lojas estão fechadas, no Japão eu não sei o que é). E ontem, se fueran dois músicos parecidos um com o outro pelo tamanho e influência de suas obras, e igualmente pouco conhecidos por mim, a bem da verdade.
Braguinha (99 anos! Será que ele também foi palhaço, como o Carequinha?...) foi uma espécie de Cri-Cri (radialista mexicano que fazia músicas infantis entre os anos 30 e 60) brasileiro, produziu a série Disquinho, relançada em CD nos anos 90 para las nuevas generaciones. Só uma composição dele procêis verem aonde o cara chegou: "Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau; eu pego as criancinhas pra fazer mingau...". Acho que, digamos assim, 1,5% dos índios da Amazônia nunca ouviram essa música.

E o James Brown (phalecido aos 73 anos, mais jovem do que cerrtos apresentadores de televisão, ôe!) tem uma coisa impressionante: Dois dias antes dele phalecer, eu estava vendo um vídeo no YouTube, que era um quadro do Hermes e Renato totalmente apresentado pelo Gil Brother "Away", onde ele dizia, em tom sério, que James Brown criou 70% da música popular que se ouve hoje. Pensei que era mais uma deles (vide o caso Dedé Carvoeiro, "criador da bossa nova", inclusive interpretado pelo próprio Gil), só que não, é verdade. Trocentos ritmos surgidos dos anos 70 pra frente beberam na fonte de James Brown. Talvez até eu, mesmo sem querer, nas minhas músicas. Sei lá, só sei que de agora em diante, tenho muito o que ouvir nos KaZaAs da vida...

24.12.06

É Natal... Véspera de, mas é.

Direto da Putfile.com em streaming, duas das nossas músicas natalinas de natal, com os nossos mais sinceros votos de buenas fiestas e pheliz 2007 e depois aperta CONFIRMA!

Estrela Guia - Edson Era Antes do Nascimento

Acabou o Papel - Brenda Woodward & as Brendettes

E Phelis Natar, galera!! Ô loco, meu!

23.12.06

Putfile: um novo sopro de esperança?...

A coluna Igor C. Barros Records, ao lado, pode ficar para a titia em 2007! Veja esta página: http://www.putfile.com/igorcbarros. Lá você ouve as nossas bestêras em streaming (se a sua internet for de primeira, é claro) e pode até baixar os arquivos! Mas infelizmente eles não podem ser em qualidade total (128 kbps, 44khz) senão eles não carregam nunca, então eles são em 64Kbps e 22Khz, como os saudosos arquivos da 97 FM.
E vamos ver se agora a coisa decola de vez!!
Além disso, para vídeos, veja o já tradicional http://www.youtube.com/igorcbarros. Não só pra ver os vídeos que eu fiz, mas também alguns favoritados por mim, que são duca!!

Falando em esperança, não sei se vou conseguir postar amanhã, mas desejo aos nossos leitores um Phelis Natar e um próspero dois-mil-e-seven!!

21.12.06

Começam os posts natalinos...

Youtube: Rambo acredita no Pai Natal (Portuguese - Standard)
(Esse passou até mesmo no Pânico na TV, um dos raros vídeos de Internet sem ser aqueles de grande sucesso [As Árveres Somos Nozes, etc.] que eu vi antes do que eles...)


19.12.06

Sessão KibeCover: "Clone" do Papai Noel é expulso da Disney

Segundo esta matéria, o cidadão americano James Worley, que provavelmente trabalha como el Buen Viejito, estava na Disney, como qualquer um pode estar, e chamava a atenção das crianças com seu visual (cultivado por centenas de prophissionais em todo o mundo, nesta época do ano). E foi convidado a se retirar, por estar "impessoalizando o personagem".

O mais curioso é que a empresa, segundo a matéria, disse a James que "Papai Noel é considerado um personagem da Disney." Interessante, deixa a Warner Bros. saber disso, que eles vão registrar o Coelhinho da Páscoa na Biblioteca Nacional...

Tropecei ao ver o Papai Noel do SBT
Uma mega-curiosidade: Roberto Tangel, o Papai Noel do SBT dos anos 80, tinha barba de verdade. Em 1993 eu estava indo pagar uma conta da agência de turismo onde eu era estagiário, e flagrei ele saindo de casa! Era perto do final da avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Só sei que assim que eu vi ele (ele não me viu) tropecei e caí no chão, quase quebrando os dentes... Tangel faleceu em 1996 e, desde então, se multiplicaram os papainoéis com barba de verdade (eles ganham muito mais que os outros). Resta saber o que eles falam no resto do ano, sei lá, talvez que são fãs do rock dos anos 70?... Aqualung, my friend!

13.12.06

Bozo Memória: Bolachinhas, Amway e Herbalife...

Acredite se quiser, mas minha phamília já passou por três empresas de marketing multinível no começo dos anos 90. A não-progressão nas mesmas, felizmente, nos phez sair dessas roubadas praticamente ilesos. E eu não tive nada a ver com isso, tinha uns 10, 11 anos apenas, e poder de decisão equivalente a FFFFFe-25. Não muito diferente de hoje em dia, mas deixa pra lá...
Uma eu não sei o nome, mas foi manchete nos telejornais porquê simplesmente sumiu com o dinheiro de todo mundo. A empresa fazia um produto extremamente gorduroso, apelidado de "bolachinha", supostamente usado e comprado muito caro pela indústria de cosméticos. Me lembro que os envelopes de papel pardo, nos quais as "bolachas" eram postas, ficavam completamente transparentes e ficavam pingando gordura, como nunca vi acontecer com nenhum alimento!! Ainda temos os potes parecidos com os de margarina, mas transparentes, que acompanhavam o kit. Aí, certo dia, vimos o local da empresa, um prédio na Avenida Paulista, ao lado do parque Trianon, ser a primeira notícia do Jornal Nacional... Tínhamos acabado de entrar no negócio, e não perdemos muita coisa (hoje seria algo como uns 100 reais) perto de outras pessoas que chegaram até a montar empresas para fabricar esse produto!!
Semanas depois, a Amway entrou en nuestras vidas. Agora a coisa vai, diziam. Foi, de certa forma - a Amway, ao contrário da primeira empresa, existe até hoje. Mas não deu muito certo... Usávamos mais os produtos do que vendíamos os mesmos - que seria o verdadeiro 'pulo do gato' e nos faria "cidadãos do mundo", como já ouvi um diretor falar, em uma das reuniões, feitas na casa de um parente nosso. Mas nunca saímos pra vender nada. A lendária timidez dos Barros atacava, desta vez à nosso favor. Talvez foi o que permitiu-nos sair incógnitos dessa empresa, para partir para a... a... Herbalife!!! Acreditem se quiser. (E um recado à todas as empresas do Hemisfério ocidental: não confio em sites .com/br...)
E digamos que fiquei com saudades da Amway, ao menos os produtos deles eram bem pheitos, e serviam para alguma coisa, já com a Herbalife, em duas semanas, perdi 14 dias. Também saímos do jeito que entramos. Graças a Deus, diria atualmente.

Em 2001, com o surgimento do Napster, uma das primeiras coisas que eu encontrei eram faixas do CD dos Sobrinhos do Ataíde, de 1995 (sempre quis ter algum desses CDs até hoje e nunca vi em lojas... dammit). E uma delas era a sátira Herbalofo, uma sátira que a princípio achei um tanto ácida demais ("Meus professores, que nunca me deram nada, hoje trabalham pra mim, você vê como o mundo dá voltas?...").
Bem, isto até que eu vi este site, que narra a história de um ex-vendedor da empresa. Matéria de teor semelhante colocada na Central de Mídia Independente teve uma batalha nos comentários de deixar o Blog dos Ouvintes do Pânico no chinelo, e o que é mais incrível, mais da metade deles defendendo a igr... digo, a empresa!

Uma mala do cassete
Ah, a Amway? Pois é, rapaz. O lucro dos superiores não vem dos produtos, e sim do material de apoio. Palestras motivacionais, para o pessoal que acha que não está dando conta do recado - e realmente não está!!... No nosso caso, uma mala repleta de fitas cassete ("TPBR não sei o quê, Lado A", aí vinha uma palestra narrada em português, parecia documentário da Discovery sem imagens...), que regravei todas menos de 1 ano depois, com o consentimento de todos lá em casa. Detalhe: isso a gente acabou adquirindo logo de cara, mesmo sem ainda começar a vender nada!! Acho que nessa, fomos simplesmente passados pra trás.

Não vou com a cara deles, tanto é que eles não fazem parte da seção de links (poots, depois dessa vai ter tópico "Igor C. Barros" por lá, mas paciência!), mas veja, já no campo da sátira, o tópico da Desciclopédia sobre a Herbalife. Falta o cabeçalho "Este tópico contém verdades!"... (Sei lá se a empresa vai querer tirar a Desciclopédia do ar, assim como o site Herbalixo, que você já viu acima, mas, que te importa?! Coma torta com a sua irmã atrás da porta!)

Poots. Hoje, andando com as próprias pernas, digo a mim mesmo... Marketing multinível, mas nem a PAL, Juvenal!

6.12.06

SBT: Nádegas à declarar!

A grade de programação do SBT sempre foi uma zona. Mas ainda mais agora: o SBT não está mais divulgando a grade de programação até o final do ano, aparentemente como resposta ao crescimento da Record. O segundo lugar do SBT já está indo pras cucuias e já é o terceiro ou até mesmo o quarto.
Primeiro o Palmeiras, depois o presidente Lula, depois o Corinthians, agora o SBT. Bater na imprensa tá virando moda, é bom a imprensa tomar logo uma atitude antes que isso comece a fazer da profissão de jornalista uma "profissão-perigo". Que tal uma manchete, comparando Sílvio Santos com o Papai Noel daquela música que os amantes do rock tanto curtem?...........

4.12.06

Folha de São Paulo, caderno "Dinheiro", 4/12/2006:

A Mattel estava pensando em produzir as bonecas Barbie no Brasil e... e... desistiram da idéia! Segundo eles, a burocracia e a importação de Mr. Da Silva's 3rd-world-country tornariam os produtos muito caros. As bonecas seguirão partindo da China para o resto do mundo. Curiosamente, é também da China que partem as falsificações da personagem.

Por volta de 1996 eu já comecei a ficar decepcionado porquê a Estrela deixou de ser uma fabricante de brinquedos para ser uma mera importadora (e olha que aos 20 anos eu nem era mais cliente deles...). E agora, nem isso: a Mattel, uma de suas fornecedoras, já compete há alguns anos com a própria Estrela, também importando as baghassas.

Da China também sairão as primeiras animações comerciais da TV brasileira, isto é, as primeiras séries animadas feitas nos mesmos moldes dos países estrangeiros, planejadas aqui no Brasil e animadas adivinha aonde? Na China, of course (ou melhor:
中国, 当然!, segundo o Babelfish.) A Rosalyn e sua turma (um dos projetos da minha vida), caso algum dia cheguem lá, talvez sejam uma série entre milhares, mas tudo bem. Este é o Brasil, minha gente. Ou melhor: era! Não sei se daqui a uns 20 anos, o pãozinho da padaria da esquina também será chinês. E ainda falam em BRIC. Não sei o que o Brasil tem a ver com essas três superpotências...

2.12.06

Globo faz concurso de... soletração!!

Era só o que faltava. Depois do Halloween, mais uma coisa totalmente estadunidense, e porque não dizer, ianque, chega ao Brasil: os concursos de soletração, um fenômeno típico de países de língua inglesa apenas, que você já deve ter visto em mais de 10 desenhos animados, como Os Simpsons, Padrinhos Mágicos, Rugrats, etc. - enfim, qualquer desenho animado que mostre uma criança no primeiro grau da escola, pode ter certeza, qualquer dia desses vai mostrar um concurso de soletração, que nos EUA são chamados de Spelling Bee. O concurso será promovido pelo Fantástico (programa de TV brasileiro, para os marcianos que estiverem lendo), segundo a Folha de São Paulo.

E porquê existe isso? Segundo o (excelente) site Engilsh Made in Brazil, o idioma inglês tem uma das piores correlações entre o que se escreve e o que se pronuncia. Só as vogais podem ter uns cinco sons diferentes para a mesma escrita!!! - veja exemplos nesta página. Resultado, adivinhar como se escreve uma palavra a partir do que se pronuncia pode ser uma tarefa bem mais difícil do que se imagina, até mesmo para os próprios nativos! Por isso não é nenhum sinal de pouca inteligência saber soletrar palavras em Imgrêiz.

A língua portuguesa, por outro lado, tem uma correlação muito maior, por causa da presença dos sinais diacríticos - essas coisas que são o terror de muitos dos que acessam sites na Internet e v??m quadradinhos ou pontos de interroga?o (Esse tipo de ponto de interrogação é XENOFOBIA!!!) Nosso caso aí já é muito mais simples: há uma forma certa e algumas erradas de se escrever as palavras, não de se pronunciar.

A propósito, prestando um serviço à comunidade: duas expressões que eu já cansei de ver escritas erradas. A primeira é "Nada haver", quando o correto é nada a ver - "haver" é verbo, e no caso deveria concordar com o sujeito indeterminado: "Nada há"... E a segunda é "se", como corruptela de você, que não se escreve com S, e sim com C, então se escreve , com acento. Não sou o professor Pasquale, mas é isso.

1.12.06

Planeta China: nem Blu-Ray, nem HD-DVD!

O sucessor do DVD, para os chineses, já está escolhido: o EVD - Enhanced Versatile Disc. Do mesmo tamanho dos DVDs que existem atualmente, o EVD tem, segundo a fonte, 5 vezes mais qualidade de imagem (ô loco, meu) além de guardar mais informações, mesmo sendo do mesmo tamanho!
Todos os processos relativos ao EVD, como codificação de áudio e vídeo, além de (argh) sistema de prote$ão de direitos, foram desenvolvidos na China. Por causa disso, as empresas vão ganhar mais produzindo EVD players do que DVD players. O preço de um deles está extremamente baixo (hoje em dia, pelo preço de um vídeocassete VHS você compra dois ou três, não era assim por volta de 2002, 2003...), fazendo as empresas chinesas quase não terem lucro com DVD players, pelo preço das patentes que precisam pagar à empresas japonesas e estadunidenses.
Entre os desenvolvedores do EVD, somente a marca SVA é conhecida no Brasil. Mas não creio que isso vá ser lançado no Brasil, acho que o EVD vai pegar mais é por lá mesmo, na China (onde gente pra comprar isso não falta), porquê a indústria precisa produzir muitos títulos nesse formato, além dos [ajoelhando-se no chão] *smack* sacrossantos gravadores de EVD de mesa e para computador. Fora as mídias. Na América Latina, o que eu sinto é que o DVD será o "VHS" do futuro, e espero, livre de qualquer tipo de limitações, e um dos dois (Blu-Ray ou HD-DVD) será o padrão de alta definição do mercado. Qual deles? Faço a menor idéia...
O EVD já tem artigo na Wikipedia, ainda um tanto em construção, mas tem.

E mais uma prova de que isso vai ser uma tecnologia local é o CVD - China Video Disc, um sistema que usa CDs, derivado do formato VCD, no qual estão boa parte dos philmes disponíveis no obscuro mercado chinês.
Tõ ficando velho... ainda me lembro quando meu pai ganhou um CD player no consórcio, em 1988, e no manual tinha um aviso para não aumentar muito os 'agudos' que poderia danificar os alto-falantes...